Setor mineiro de móveis participa de seleção para exposição na CasaCor

Iniciativa do Sebrae Minas, o Programa Idear receberá inscrições do polo moveleiro de Ubá até dia 26 de fevereiro

8 de fevereiro de 2024 às 15h15

img
Crédito: Adobe Stock

‌O mercado moveleiro de Minas Gerais recebe o fomento da iniciativa Sebrae Minas, o Programa Idear, que atua nos polos produtivos do setor no Estado. O mercado de móveis de Ubá, na Zona da Mata, poderá participar da seleção que já está aberta, destinada a pequenas indústrias moveleiras, arquitetos ou designers de interiores.

A região conta com mais de 300 empresas do polo, a maioria de micro e pequeno porte, responsáveis pela geração de 20 mil empregos em 25 municípios. Elas irão participar da seletiva do Programa Idear, onde serão escolhidos os negócios que participarão de um dos maiores eventos de decoração e arquitetura de Minas Gerais, a CasaCor Minas Gerais 2024.

Ao todo, serão selecionadas para o programa 10 empresas da indústria moveleiras e cinco arquitetos ou designers de interiores da região. Os candidatos têm até dia 29 de fevereiro para realizar a inscrição.

Os escolhidos irão desenvolver novos produtos com a curadoria do designer Gustavo Greco, fundador e diretor de criação da Greco Design. Os móveis selecionados serão expostos e comercializados nos espaços do Sebrae Minas na CasaCor, realizada de 6 de julho a 25 de agosto, em Belo Horizonte.

As ações do programa estão previstas para começar em março. Já no dia 26 de fevereiro, o Sebrae Minas promove um encontro com os empresários da região para esclarecer dúvidas, apresentar a programação e os principais resultados esperados com o programa. 

Os selecionados vão conhecer, entre os meses de maio e junho, a edição da CasaCor São Paulo, onde poderão fazer benchmarking e networking. No evento da capital mineira, as empresas participarão de uma agenda de relacionamento com potenciais compradores de móveis e poderão apresentar seus produtos, estabelecendo novos contatos e parcerias comerciais. 

“Ao impulsionar os polos moveleiros de Minas Gerais em grandes eventos como a CasaCor, apresentamos a força da nossa indústria e a qualidade dos móveis produzidos por pequenos negócios do Estado. Uma estratégia que ressalta não apenas a vocação econômica de regiões como Ubá, mas também cria novas oportunidades de negócios, além de estimular o desenvolvimento dos territórios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Além de Ubá, outros polos moveleiros do Estado – entre eles, Carmo do Cajuru e Região Metropolitana de Belo Horizonte -, também serão beneficiados pelo Idear este ano, e terão atividades de acordo com as necessidades de cada polo como, por exemplo, capacitações gerenciais e ações de acesso ao mercado.

Crescimento do setor em 2024

A análise de dados realizada pelo Iemi – Inteligência de Mercado,  em parceira com a Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) revela os números referentes à produção, comercialização e empregabilidade do setor moveleiro, que  sugerem um crescimento do mercado, mesmo que pequeno.

Variáveis como o Produto Interno Bruto (PIB) e a diminuição do índice de pessoas endividadas, são fatores que embasam a perspectiva da alta.

Segundo os dados coletados, especialistas do Iemi também analisam 2024 como um ano de desafios para as empresas do setor moveleiro, sobretudo, devido ao pequeno crescimento esperado para o varejo e para as indústrias.

“O mercado vai crescer 2% em termos de volume e a empresa quer crescer mais que isso, todo o desafio vai para o empresário. Caberá a ele criar estratégias de crescimento que permitam que a empresa tenha uma performance melhor do que o mercado. Nesse cenário, o empresário vai precisar de muitas informações para tomar decisões corretas, já que as oportunidades estão aí”, repercute o economista e diretor do Iemi, Marcelo Prado.

*Estagiária sob supervisão da edição‌

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail