Economia

Setor de pizzarias cresce quase 11% em Minas Gerais no último ano, acima da média nacional

Setor cresce quase 11% no Estado e registra forte queda nos fechamentos; BH lidera com maior concentração de pizzarias em Minas Gerais
Setor de pizzarias cresce quase 11% em Minas Gerais no último ano, acima da média nacional
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Minas Gerais vive um verdadeiro boom no setor de pizzarias. O Estado registrou um crescimento de 10,95% no número de estabelecimentos entre 2023 e 2024, saltando de 2.859 para 3.172 unidades. O desempenho supera a média nacional, que teve aumento de 7,2% no mesmo período, de acordo com levantamento exclusivo da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra).

Em números absolutos, Belo Horizonte concentra 17,6% das pizzarias mineiras, liderando o ranking estadual. Em seguida aparecem Uberlândia (4,57%), Contagem (4,26%), Juiz de Fora (3,31%) e Ipatinga (2,49%), revelando uma interiorização do consumo que acompanha o crescimento do setor em Minas.

Veja as 10 cidades mineiras com maior concentração de pizzarias

  1. Belo Horizonte: 17,59%
  2. Uberlândia: 4,57%
  3. Contagem: 4,26%
  4. Juiz de Fora: 3,31%
  5. Ipatinga: 2,49%
  6. Uberaba: 2,27%
  7. Montes Claros: 1.92%
  8. Poços de Caldas: 1,70%
  9. Betim: 1,67%
  10. Pouso Alegre: 1,48%

Para o presidente da Apubra, Leandro Goulart, o cenário positivo em Minas Gerais reflete um conjunto de fatores favoráveis. “O crescimento reflete o bom momento econômico do Estado. Em 2024, foram abertas mais de 99 mil empresas — o melhor resultado desde 2019 — impulsionado por um ambiente mais favorável ao empreendedorismo”, explica.

Outro dado relevante é a queda expressiva no número de fechamentos de pizzarias em Minas, que caiu de 978 em 2023 para 444 em 2024 — uma redução de 55%. Para Goulart, essa melhora está diretamente relacionada à profissionalização do setor, investimento em gestão e fortalecimento das marcas.

“Em nível nacional, o número de encerramentos no segmento de pizzarias foi o menor desde 2017, o que reforça a percepção de uma maior maturidade entre os empresários da pizza”, afirma o presidente da Apubra.

Pizzarias em expansão no Brasil, mas com sinais de mudança

No cenário nacional, o levantamento da Apubra aponta para um crescimento saudável e mais maduro no setor. Foram abertas 3.867 novas pizzarias em 2024, elevando o total de estabelecimentos ativos no País para 36.568. O número de encerramentos caiu 48% em relação a 2023, totalizando 5.282 fechamentos, o menor desde 2017.

A região Sudeste concentra 51% das pizzarias ativas no Brasil, sendo que Minas Gerais representa 17% desse total, atrás apenas de São Paulo (63,9%) e à frente do Rio de Janeiro (15,9%) e Espírito Santo (3,2%). Apesar de São Paulo ainda liderar em volume, o ritmo de crescimento foi o menor entre os estados — apenas 2,8%. Minas, por outro lado, segue avançando acima da média e se consolidando como um novo polo do food service nacional.

Segundo Goulart, a perda populacional em estados como São Paulo e o aumento de novos residentes em Minas alteram o mapa de oportunidades no País. “Esse aumento na população e na confiança para investir impulsiona diretamente setores como o de alimentação, favorecendo o crescimento das pizzarias”, avalia.

Minas Gerais se destaca no setor de pizzarias com crescimento acima da média nacional
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Norte e Nordeste lideram crescimento do setor

O estudo da Apubra destaca a forte expansão do setor de pizzarias nas regiões Norte e Nordeste, que registraram os maiores crescimentos percentuais do País em 2024. Estados como Tocantins (32,2%), Pará (23,4%), Amapá (20,3%) e Maranhão (20,1%) despontaram como os mais dinâmicos, superando os índices observados em regiões tradicionalmente consolidadas no segmento, como o Sudeste.

“Esse movimento descentralizado, com abertura promissora de pizzarias em estados fora do eixo Sul-Sudeste, indica também a mudança de hábitos de consumo das populações locais que, com o tempo, vêm se tornando cada vez mais receptivas à culinária global, de modo a impulsionar a interiorização do food service”, analisa Goulart.

Interiorização e novas oportunidades para pizzarias

Além das capitais, cidades de médio porte também têm ganhado protagonismo. O estudo da Apubra aponta para a interiorização do consumo de pizza, com destaque para municípios como Feira de Santana (BA), Anápolis (GO) e Ribeirão Preto (SP). Em Minas, cidades como Montes Claros, Uberaba, Poços de Caldas, Betim e Pouso Alegre também aparecem com significativa concentração de pizzarias.

A Apubra ressalta que o empreendedor que pretende entrar ou crescer no ramo precisa estar atento à profissionalização do setor. “O segmento de pizzarias caminha para uma fase mais madura, com queda nos fechamentos, interiorização e crescimento sadio. Isso exige gestão estratégica e conhecimento do mercado”, afirma Goulart.

Ele reforça ainda o papel da associação como aliada dos empresários. “Nossa missão é fornecer suporte prático a quem está nesse cenário, além de criar conexões com outros agentes do setor para ampliar as oportunidades e fortalecer o mercado”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas