Economia

Setor de saúde e farmácia é o único que cresceu em número de visitantes on-line

Com 137 milhões de visitantes únicos, 82% das visitas on-line no segmento são realizadas pelo celular; veja o Top 5
Setor de saúde e farmácia é o único que cresceu em número de visitantes on-line
Crédito: Willian Leite / Drogasil

O setor de saúde e farmácia on-line alcançou 137,3 milhões de visitantes únicos no Brasil, registrando um crescimento de 16% entre dezembro de 2023 e abril deste ano. O avanço acontece em um contexto de aumentos recentes no faturamento do setor.

O registro é diferente do número de acessos aos sites deste segmento, já que os visitantes únicos são contabilizados apenas uma vez, independentemente de quantas vezes entraram em determinada página.

Este foi o único segmento do varejo on-line que continuou em crescimento entre as 18 categorias do comércio eletrônico nacional, segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion, agência especializada em Search Engine Optimization (SEO), que usa dados, tecnologia e conteúdo para potencializar o crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), no ano passado, o varejo farmacêutico, tanto o físico como o digital, alcançou R$ 91,3 bilhões em vendas, um aumento de 13,5% em comparação com 2022.

Somente nas vendas on-line, a receita das maiores redes do País foi de R$ 9,34 bilhões no mesmo período, conforme a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Impactado principalmente pela alta demanda por produtos de beleza e estética – um mercado no qual o Brasil lidera na América Latina – o setor deve continuar com a demanda positiva no restante do ano. Essa previsão é impulsionada pela chegada do inverno, aumento das infecções do período e campanhas de vacinação contra gripe e outras doenças sazonais, que cresceram devido às condições climáticas extremas.

Celular facilita os acessos

Atualmente, metade das compras on-line são realizadas via smartphones, conforme um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) feito no ano passado. No setor de saúde, ainda segundo o Relatório dos Setores, 82% de todos os visitantes do segmento de saúde e farmácia acessam produtos ou serviços via dispositivos móveis, enquanto apenas 18% utilizam computadores.

A categoria é o quarto segmento mais acessado por mobile, ficando atrás do setor infantil, de joias, relógios e calçados. Além disso, é um dos setores que mais oferece descontos, principalmente frete grátis, um dos principais incentivos para a finalização de uma compra.

A entrega sem custo adicional, a pesquisa de diferentes preços na palma da mão e a possibilidade de não precisar sair de casa são os principais motivos que parecem fomentar esse consumo virtual.

Veja o Top 5 das marcas do setor mais visitas on-line nos últimos cinco meses

  1. Droga Raia
  2. Drogasil
  3. Consulta Remédios
  4. Drogaria São Paulo
  5. Growth Suplementos

A fusão RD Saúde, dona das marcas Droga Raia e Drogasil, lidera os primeiro e segundo lugares em acessos desde fevereiro de 2023. Individualmente, nos últimos cinco meses, a Drogaria Raia cresceu 14% e sua parceira, Drogasil, 26% em visitas mensais únicas.

O maior grupo varejista farmacêutico do Brasil também detém, atualmente, 31,6% do share of traffic consolidado, dominando mais de um quarto de todo o tráfego da categoria. Em vendas físicas e digitais, foram mais de R$ 200 milhões em lucro no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 4,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a RD Saúde.

Por sua vez, apesar de se manterem entre as cinco primeiras posições, as três marcas que completam o ranking passaram por uma “dança das cadeiras” desde dezembro. O maior crescimento nos últimos cinco meses foi da plataforma Consulta Remédios, com um aumento de 46% no tráfego.

Sua concorrente Drogaria São Paulo, parte da rede DPSP – fusão com a Drogaria Pacheco – alcançou 12 milhões de acessos em abril, um crescimento de 24% em relação a dezembro.

O mercado de suplementos esportivos também entrou no pódio. A empresa Growth Suplementos conquistou uma alta de 20% em relação ao último mês de 2023, com 11 milhões de usuários únicos visitando seu site. É importante destacar que ela não é a única marca de complemento nutricional entre os comércios eletrônicos da categoria. Junto com a Max Titanium, as duas empresas somam 9,1% das visitas de todo o segmento de saúde e farmácia.

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