Economia

Sicoob Credicom amplia mercado com incorporação

Operação fechada com a Credivale fortalece a presença da instituição financeira em Minas
Sicoob Credicom amplia mercado com incorporação
Foto: Divulgação/Sicoob Credicom

Em linha com o planejamento estratégico, o Sicoob Credicom incorporou neste ano o Sicoob Credivale – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Colaboradores da Vale S.A – Ltda. No ano anterior, foi a vez do Sicoob Saúde. “Um dos mecanismos para as instituições financeiras crescerem e expandirem é a incorporação, que alguns chamam de aglutinação”, observa o presidente do Sicoob Credicom, João Augusto Oliveira Fernandes.

“Essa iniciativa integra o nosso planejamento estratégico para o triênio 2024-2026 e está em consonância com nosso pacto sistêmico, de maior inclusão social e conformidade com as diretrizes do Banco Central e do Sicoob para o fortalecimento do cooperativismo de crédito”, acrescenta.

A operação, já homologada pelo Banco Central (BC) em 17 de abril de 2025, fortalece a presença da cooperativa financeira em Minas Gerais e marca sua entrada no estado do Pará, até então, inédito na atuação da Credicom. “Foi a segunda incorporação da nossa gestão”, frisa.

Com a incorporação, a Credicom passa a contar com mais sete novos pontos de atendimento, incluindo Itabira, na região Central do Estado, onde já atuava, mas agora em regime de livre admissão. A mudança permite à cooperativa ampliar sua base de atuação para além do setor da saúde, acolhendo cooperados de diversos segmentos.

A base de cooperados da Credicom, que já superava os 112 mil, ultrapassará agora os 122 mil, com a integração dos 9,5 mil cooperados da Credivale.

Fernandes explica que a Credivale, sediada em Itabira, foi fundada por colaboradores da Vale e possui unidades também nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, além de Belo Horizonte (Feira dos Produtores). No Pará, há pontos de atendimento em Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás.

João Augusto Oliveira Fernandes | Foto: Divulgação/Sicoob Credicom

Avaliação das incorporações da Credicom

O executivo conta que a análise das incorporações leva em conta diversos critérios, baseados em estudos. “Fazemos uma avaliação de mercado na região onde a instituição financeira atua, analisamos se é um mercado promissor, além da análise dos cooperados, dos associados da cooperativa em questão”, diz.

Ele não descarta novas incorporações. “A gente acompanha o mercado”, ressalta. Fernandes observa que o mercado está cada vez mais competitivo e, logo, a tendência é que aconteçam mais incorporações.

O presidente do Sicoob Credicom explica que a incorporação do Sicoob Credivale não envolveu transação financeira. “As cooperativas que estão com dificuldades de crescimento podem ser incorporadas. Agora, no mercado, algumas incorporações ou aglutinações podem envolver valores de transação. Só que a Credicom, especificamente, não compra cooperativa e também não troca cargos”, destaca.

Com 33 anos de mercado, o Sicoob Credicom conta com 53 pontos de atendimento físicos distribuídos por Minas Gerais, São Paulo, Bahia e, mais recentemente, o Pará. Com capacidade de atendimento em todo o território brasileiro através do meio digital, a cooperativa administra aproximadamente R$ 8 bilhões em ativos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas