Economia

Sindtanque-MG se reúne na 2ª com governo para negociar redução do diesel

Encontro ocorrerá em meio a nova ameaça de paralisação da categoria, insatisfeita com anúncio de ontem sobre reajuste em base de cálculo de combustíveis
Sindtanque-MG se reúne na 2ª com governo para negociar redução do diesel
Crédito: Charles Silva Duarte / Arquivo DC

O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) informou que deve se reunir, na próxima segunda-feira (29), com representantes do governo de Minas para retomar as negociações sobre a redução do ICMS do diesel.

O encontro vem em meio a nova ameaça de paralisação do abastecimento pela categoria, insatisfeita com o anúncio da entrada em vigor, em 1º de abril, de reajuste na base de cálculo do imposto sobre os combustíveis, conforme noticiado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO.

Em vídeo divulgado à imprensa, nesta sexta-feira, o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes, revelou que foi surpreendido com a nova medida do governo estadual.

“O governador liberou ontem um aumento do PMPF (Preço Médio Ponderado a Consumidor Final). Há dez anos lutamos contra isso, para que não aumente a alíquota do diesel, mas faltou sensibilidade ao governo nesse momento tão difícil de caos dessa pandemia (…). Mediante isso, venho pedir para que o governo repense sobre essa posição”, disse Gomes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele alertou que a categoria pode, a qualquer momento, paralisar o abastecimento de postos e aeroportos do Estado.

Confira o vídeo do presidente do Sindtanque-MG:

O reajuste em questão, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), trata-se de uma revisão periódica dos chamados preços médios de referência de combustíveis, sobre os quais é calculado o tributo.

Apesar da crítica à medida, o foco principal de reivindicação do Sinditanque-MG, e que será discutido na reunião do dia 29, continua sendo a  redução da alíquota do ICMS do diesel dos atuais 15% para 12% – percentual que vigorava até dezembro de 2011. (Com Sandra Carvalho)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas