Economia

Soil Tech cria sistema inovador para irrigação

Soil Tech cria sistema inovador para irrigação
A solução entrega aos produtores um sistema que é instalado junto ao painel de controle do pivô central e permite que todo o processo de irrigação seja automatizado | Crédito: Divulgação

A sustentabilidade no campo ganha cada vez mais força com as soluções tecnológicas. A Soil Tech, por exemplo, é uma das startups que nasce com o objetivo de ajudar agricultores nas chamadas “dores” dos negócios. Ao observar as perdas nas lavouras relacionadas à irrigação, a empresa, instalada na incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, desenvolveu uma ferramenta de automação e controle de pivôs centrais — os pivôs são sistemas capazes de fazer a dispersão da água em 360 graus, sendo que a rotação é feita a partir de uma torre suspensa onde a tubulação é disposta.

De acordo com Igor Mendes, sócio-fundador da empresa e engenheiro de telecomunicações, a empresa foi criada em 2018, junto ao José Augusto Silveira de Queiroz, de mesma formação, com a percepção de ambos os sócios, cujos pais são produtos em municípios do Sul de Minas Gerais.Naquela época, Igor e José Augusto começaram a desenvolver testes em fazendas parceiras e entenderam que, no campo das telecomunicações, uma ferramenta de automação, controle e armazenamento de informações tinha o potencial de contribuir com os agricultores. 

A leitura das necessidades está relacionada principalmente ao fato de que o pivô central é acionado manualmente no painel que fica acoplado ao equipamento, o que exige deslocamentos constantes nas fazendas. Em áreas mais extensas de cultivo, o desafio é maior, já que mais equipamentos são necessários e, para além do acionamento, os mesmos também devem ser desligados in loco

O aplicativo

A solução, portanto, entrega aos produtores um sistema que é instalado junto ao painel de controle do pivô central e permite que todo o processo de irrigação seja automatizado. Além do controle a distância, os agricultores que utilizam o produto têm acesso a uma plataforma on-line com o histórico da atividade e podem programar os horários de funcionamento do pivô. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O sócio-fundador da Soil Tech e engenheiro de telecomunicações Igor Mendes | Crédito: Log/Divulgação
O sócio-fundador da Soil Tech e engenheiro de telecomunicações Igor Mendes | Crédito: Log/Divulgação

“A automação permite ligar e desligar o pivô, controlar a lâmina d’água, o sentido de rotação… Se eu quero que o pivô chegue a 250 graus e volte, ou desligue, e depois volte a 110 graus, eu posso programar assim”, detalha Mendes em relação às funcionalidades. 

Com essa capacidade do aplicativo, os agricultores ganham em confiabilidade, já que terão no histórico a garantia de que a irrigação foi ligada e desligada, o que resulta também na redução de custos devido à redução e ou eliminação do desperdício quando os aparelhos não são desligados no momento correto. Mas Igor também ressalta a redução de deslocamentos de quilômetros em fazendas extensas, reduzindo, dessa forma, a emissão de gases de efeito estufa, e a realocação de recursos humanos em outras atividades da fazenda. 

Parceria e vendas 

A ideia de Igor e José Augusto, aprimorada junto ao Inatel, uma instituição privada reconhecida pelo ensino em telecomunicações, inovação, tecnologia e desenvolvimento de novas empresas no Vale da Eletrônica, já está presente em Minas Gerais, principalmente na região da bacia do rio São Francisco e em São Paulo. 

Hoje, a Soil Tech trabalha com projetos desenhados individualmente para cada produtor. Dessa forma, os sócios conseguem, por exemplo, atender às fazendas sem acesso à rede telefônica e com diferentes relevos. Para esse caso específico, os sócios instalam uma solução de rede própria que permite, de igual modo, a gestão do sistema de automação e o envio de informações para a nuvem. 

Além das vendas feitas junto ao produtor, a startup firmou uma importante parceria com a empresa Irrigabras, fabricante de pivôs centrais. Por meio de contrato com a empresa, os pivôs da marca já sairão com o sistema integrado aos equipamentos comercializados. Até o momento, a parceria já rendeu a venda de 45 sistemas para garantir a precisão da irrigação. 

Outros 15 equipamentos também já foram instalados por meio de vendas avulsas. O sócio-fundador Igor Mendes destaca o exemplo de um produtor de batatas que fornece o alimento para uma marca reconhecida pelos chips de batatas. Isso porque a empresa exige do produtor um padrão específico de irrigação para que as batatas tenham as mesmas características, sendo esse controle exato uma característica do serviço da Soil Tech.

Na legenda do sistema pode ser: solução permite confiabilidade na lavoura por meio de precisão em dados armazenados e automatização dos processo de irrigação | Crédito: Soil Tech/Divulgação
Na legenda do sistema pode ser: solução permite confiabilidade na lavoura por meio de precisão em dados armazenados e automatização dos processo de irrigação | Crédito: Soil Tech/Divulgação

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas