Sorveteria Skimoni será reaberta em Barbacena após 5 anos

A tradicional sorveteria Skimoni será reinaugurada em Barbacena, na Região do Campo das Vertentes, neste mês, após um intervalo de cinco anos. A proprietária do negócio, Bianca Vanini, ressalta que a ideia inicial será resgatar os sabores antigos de sorvetes artesanais, mas também estão previstas algumas novidades, como a venda de açaí.
Outra novidade será a mudança de local. O ponto tradicional ficava no Largo Marechal Deodoro, próximo ao Pontilhão, e agora a sorveteria será aberta em uma das lojas do posto Shell, localizado na Rua José Bonifácio, no Centro da cidade. “Um lugar em que a gente vai ter um estacionamento, por exemplo. Além disso, considero que a logística ali será melhor”, afirma.
Bianca Vanini revela que já tinha a ideia de reabrir a sorveteria desde quando seu pai fechou o estabelecimento, em 2018. Porém, devido às dificuldades geradas pela pandemia no setor de alimentos, a empresária optou por adiar a realização do projeto. “Em 2022 a vida começou a voltar, as escolas voltaram a funcionar normalmente, o comércio… e a ideia veio à tona de novo”, relembra.
Ela explica que a Skimoni havia encerrado suas atividades pelo fato de seus pais, os antigos donos, ficarem mais velhos e ficarem sem condições de seguir lidando com o negócio da família. Os membros da geração mais nova já tinham suas respectivas profissões, então não sobrou outra alternativa, a não ser fechar o estabelecimento, após 50 anos de funcionamento.
A sorveteria Skimoni foi fundada pelos pais de Bianca Vanini e seus tios em 1968. Os tios saíram da empresa em 2015 e deixaram o negócio apenas com seus pais.
Mesmo após o fechamento da sorveteria, a família continuou a produzir sorvetes para ocasiões especiais, como aniversários. Em um desses momentos, a filha de Bianca Vanini postou uma foto do sorvete nas redes sociais e um de seus professores viu a imagem e entrou em contato pedindo um pouco do sorvete para “matar a saudade”.
“Então ficou realmente muito claro que as pessoas sentiam vontade de poder experimentar de novo o nosso sorvete. Foi daí que surgiu o desejo de voltar. E, neste ano, conseguimos concretizar esse desejo, essa vontade muito grande de reabrir a sorveteria”, conclui.
Ouça a rádio de Minas