Economia

Tanqueiros descartam greve neste mês em MG

Custo do diesel gerou mobilização
Tanqueiros descartam greve neste mês em MG
Representantes do Sindtanque se reuniram com o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, na Cidade Administrativa | Crédito: Divulgação

A diretoria do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) esteve em uma reunião com o secretário estadual de Fazenda, Gustavo Barbosa, ontem para discutir sobre o aumento do Preço Médio Ponderado Final (PMPF), definido pelo governo estadual. A categoria chegou a ameaçar uma greve por conta da alta do diesel nas bombas.

Nesse encontro, Barbosa explicou aos representantes dos tanqueiros que a partir do dia 1° de abril, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis passará a ser a mesma em todos os estados brasileiros.

Ele ainda disse que a expectativa é de que, com essa medida, possa haver uma redução nos preços dos combustíveis, já que os valores praticados nos estados serão padronizados.

Enquanto isso, o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes, declarou que o sindicato irá acompanhar de perto essa situação para ter certeza quanto a essa possibilidade de redução nos preços, principalmente do diesel – que, segundo ele, representa 60% dos custos do frete.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Greve está descartada neste mês

Gomes também revelou que caso essas expectativas não se cumpram, a entidade que representa a categoria de transportadores de combustíveis irá retomar sua mobilização para decidir quais medidas eles deverão tomar.

Mas o presidente do Sindtanque-MG garantiu, durante a reunião, que não haverá greve geral dos tanqueiros no Estado, pelo menos, neste mês. Ele ainda diz que uma greve não é uma opção boa para nenhum dos lados e que ela é sempre a última medida; porém, Gomes reforça que “o governo precisa olhar pelos transportadores, que já trabalham no vermelho”.

O encontro, que tinha como objetivo solucionar o entrave entre os tanqueiros e o governo estadual, ocorreu na Cidade Administrativa e também contou com a presença do secretário adjunto da Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e do subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas