Economia

TIM investirá R$ 250 milhões em Minas até o fim do ano

Operadora vai expandir cobertura do 5G de 57 para 131 cidades mineiras, abrir 14 novas lojas e ampliar sinal 4G em rodovias do Estado
Atualizado em 24 de julho de 2025 • 18:00
TIM investirá R$ 250 milhões em Minas até o fim do ano
Vice-presidente de receitas da TIM, Fábio Avellar | Foto: Divulgação TIM

A TIM fará um investimento de R$ 250 milhões em Minas Gerais até o fim deste ano para reforçar o adensamento da cobertura da rede 4G e expandir a rede 5G nas cidades mineiras, além de abrir 14 novas lojas no Estado. Cerca de metade dos aportes planejados já foi executada, enquanto o restante – R$ 125 milhões – será aplicado ao longo do ano.

Os planos foram revelados pelo vice-presidente de receitas da operadora, Fabio Avellar, durante encontro com a imprensa nesta quinta-feira (24), em Belo Horizonte.

A intenção da operadora é mais do que dobrar a quantidade de cidades mineiras cobertas por sua rede 5G. Atualmente, a cobertura de quinta geração da TIM está em 57 cidades do Estado e a previsão é que este número salte para 131 até o fim de 2025.

A empresa conta atualmente com 79 lojas no Estado, sendo 21 em Belo Horizonte. A TIM planeja a expansão das suas lojas fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), de forma pulverizada no Estado, em cidades como Uberlândia, Juiz de Fora, Ibirité e Pedro Leopoldo, por exemplo.

Com negócios firmados com diversas concessionárias de rodovias em Minas Gerais, como EPR e EcoRioMinas, a TIM também prevê aumentar a cobertura do 4G em estradas mineiras, passando dos atuais 10 mil quilômetros (km) para 11 mil km até o fim deste ano.

O investimento da operadora em Minas Gerais em 2025 será cerca de 30% a 40% maior do que a média anual realizada pela empresa no Estado na última década. A TIM tem aproximadamente 22% de participação no mercado mineiro.

É essa participação que a TIM planeja ampliar nos próximos anos. O VP de Receitas da empresa revela que a operadora, no Estado, tem uma participação menor que as concorrentes e foca nos aportes para expandir sua atuação entre os usuários mineiros.

“A gente tem uma participação menor do que as demais operadoras, então o principal desafio é esse, temos essa necessidade de fazer investimentos mais robustos e investimentos mais relevantes do que a gente vinha fazendo. Estamos fazendo isso justamente para recuperar essa frente que a concorrência ganhou”, declarou Avellar.

O executivo da TIM completou que a empresa quer conquistar mais clientes mineiros naturalmente, mas pretende ir além do consumo da pessoa física, apostando também em uma estratégia no serviço prestado às empresas, o modelo B2B. “A gente quer mais público mineiro, não só clientes finais, mas também as empresas locais daqui que estão acelerando essa economia”, ressaltou o VP de Receitas da empresa.

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