TIM vai ativar o 5G em 56 bairros de BH

Esta sexta-feira está sendo marcada pelo funcionamento oficial da frequência do 5G puro (standalone) em Belo Horizonte. As operadoras telefônicas fizeram investimentos vultosos e correram contra o tempo para disponibilizar a faixa ao maior número de clientes possível já no primeiro dia da liberação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A TIM promete disponibilizar a rede de quinta geração em 56 bairros da capital mineira neste primeiro momento. Outros 70 deverão receber o sinal nas próximas semanas, totalizando 126 dos 487 existentes na Capital.
As demais cidades de Minas Gerais também terão o 5G ativado para a operadora, de acordo com o cronograma estabelecido pela agência reguladora. Mas a TIM garante que está trabalhando para antecipar os prazos.
Para isso, não apenas em Belo Horizonte, mas em todas as demais cidades em operação, está instalando o dobro do mínimo de antenas estipuladas pela Anatel. O objetivo, conforme o CMO da TIM Brasil, Paulo Esperandio, é oferecer a maior e melhor cobertura 5G em todo o Brasil. A frequência já está ativa em Brasília e hoje, além de Belo Horizonte, chega também a João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Conforme Esperandio, a TIM espera manter o pioneirismo e a liderança na cobertura da faixa na capital mineira, assim como já ocorre em Brasília. “Nossa expectativa é permanecer nessa posição em todas as cidades em que o 5G for lançado em 2022. Para isso, estamos trabalhando em uma série de iniciativas de inovações relacionadas à frequência e que em breve se tornarão realidade comercial para a empresa e todos os clientes”, adianta.

Investimentos em infraestrutura ancoram 5G da TIM
A companhia não abre investimentos por regional, mas, de acordo com o diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil, Marco Di Costanzo, a empresa investe algo como R$ 4 bilhões por ano, sendo a maior parte em infraestrutura direta para garantir a cobertura. Os aportes fizeram com que a empresa alcançasse a liderança atual no 4G – já que a TIM é a operadora com o maior número de municípios atendidos no País e a única a ter 100% dos municípios cobertos em Minas Gerais.
As cifras também foram primordiais para a qualidade da rede 5G que está sendo construída em todo o Brasil. “O lançamento de hoje coroa um percurso que teve início em 2019. Esse marco culmina, mas não termina. Vamos seguir investindo e apostando na evolução desta cobertura tanto nas capitais quanto no restante do País, com a intenção de oferecermos a maior e melhor do Brasil. Mas não podemos nos esquecer dos feitos com o 4G. Atendemos todos os municípios do Estado com a frequência e agora o 5G chega para criar uma nova geração em áreas em que a TIM sempre apostou e continua apostando”, garante.
Costanzo recorda que Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas) abrigou um dos primeiros laboratórios da operadora voltados para a pesquisa da rede de quinta geração, em parceria com o Inatel. Lá também inaugurou a Casa 5G, onde foram apresentados vários cases de aplicação da frequência em diferentes setores, como robótica, segurança, saúde, logística, automação industrial, entre outros.
Mercado revolucionário e promissor
Por fim, os executivos avaliam a importância do momento para a transformação social e econômica da cidade e do País de uma maneira geral, já que a abertura do sinal promete uma revolução nas comunicações via internet. Vale dizer que a tecnologia 5G oferece três principais diferenciais com potencial para alterar o modo como produzimos e consumimos atualmente: a baixa latência (tempo de resposta do sinal), o múltiplo acesso (suporta número elevado de conexões simultâneas) e alta vazão (comporta grande volume de tráfego em alta velocidade).
“O 5G é um marco muito importante. Trata-se do primeiro passo num mundo pós-smartphone e que, na prática, vai possibilitar a proliferação de pontos de acesso em massa, simplificando a conexão entre pessoas e coisas. Isso vai promover a transformação dos negócios e das comunidades. Levará tempo para ser massificado e totalmente adaptado às necessidades do mercado, mas tornará o IoT em uma cada vez maior realidade”, avalia Esperandio.
“O 5G é a quinta geração para as pessoas, mas a primeira para as coisas. Vai impulsionar negócios e conectar pessoas e coisas”, conclui Costanzo.
Ouça a rádio de Minas