Economia

Tráfego nas plataformas de e-commerce sobe 3,6% em janeiro

O crescimento nas visitas foi puxado pela demanda por materiais escolares e viagens
Tráfego nas plataformas de e-commerce sobe 3,6% em janeiro
Foto: Adobe Stock

As plataformas de e-commerce brasileiras registraram aumento de 3,6% no tráfego em janeiro na comparação com o mês anterior. Foram registradas 2,67 bilhões de visitas únicas durante o período. De acordo com o Relatório Setores do E-Commerce, elaborado pela agência Conversion, o desempenho foi puxado pela demanda por viagens e materiais escolares.

Ainda assim, apesar do bom desempenho, o resultado foi 4% inferior ao observado em janeiro de 2023, quando foram registrados 2,78 bilhões de visitantes navegando pelo comércio eletrônico brasileiro. Considerando os últimos 12 meses, o mês de novembro foi o que apresentou o maior tráfego no Brasil, chegando a 2,81 bilhões de visitas nas plataformas, segundo dados da Conversion.

De maneira detalhada, o tráfego no setor de Educação, Livros e Papelaria cresceu 37,5% no primeiro mês do ano, influenciado pela procura das famílias por itens para o ano letivo. Conforme dados apresentados pela agência de Search Engine Optimization (SEO), esse foi um dos maiores crescimentos registrados por um único segmento nos relatórios dos últimos meses.

Outro grande destaque de janeiro foi o setor de Turismo, com alta de 11,5% tráfego. Nesse caso, o resultado foi motivado pela demanda de férias de verão no mercado interno e pelas viagens para o exterior, que são comuns nesta época do ano.

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O CEO da Conversion, Diego Ivo, destaca que os desempenhos apresentados por esses dois setores têm efeitos diversos sobre o resultado geral do e-commerce. Por um lado, ambos inflam com mais intensidade as plataformas que oferecem esse tipo de produto e serviço, garantindo resultados já esperados por elas para o período do ano. Por outro, não geram impacto decisivo no tráfego das marcas que conformam boa parte do comércio eletrônico brasileiro, embora tenham efeitos paralelos.

Ele ainda ressalta que janeiro é um mês específico dentro da sazonalidade do varejo nacional. “Muitas pessoas estão indo atrás de produtos e serviços ligados à volta às aulas ou às viagens planejadas nos meses anteriores”, explica.

Diego Ivo aponta que o período é diferente da Black Friday, por exemplo, quando o e-commerce como um todo percebe a quantidade de visitantes e de conversões em vendas subirem de forma homogênea.

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