Tragédia da Vale foi discutida em reunião
O rompimento da barragem da Vale na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que causou a morte de ao menos 165 pessoas e deixou 155 desaparecidos, também foi tema da reunião de ontem entre o governador Romeu Zema e deputados federais mineiros. O deputado federal Fábio Ramalho (MDB) reforçou a necessidade de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Vale.
“A Vale carregou o ativo e nos deixou o passivo”, disse ele, ressaltando o prejuízo causado pelo desastre. “As vidas não voltam. O meio ambiente demora a se recuperar”, disse.
De acordo com informações da Agência Brasil, Câmara e Senado têm pedidos protocolados para instalação de CPI para investigar as causas da tragédia. Segundo a Agência Senado, requerimento para dar início à CPI na foi protocolado na Casa no último dia 7 pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Carlos Viana (PSD-MG).
Na ocasião, Otto Alencar informou que o objetivo é investigar profundamente a tragédia, para evitar a impunidade, como aconteceu no caso de Mariana, ocorrido em 2015. Na Câmara dos Deputados, o primeiro pedido para criação de CPI foi protocolado pela deputada Joice Hasselman (PSL/SP). (AAH)
Ouça a rádio de Minas