Economia

Turismo em Minas tem o segundo maior crescimento do País nas férias de julho

Setor no Estado teve alta de 16,1% frente ao mês de julho do primeiro ano pós-pandemia.
Turismo em Minas tem o segundo maior crescimento do País nas férias de julho
A Igreja de Nossa Senhora das Mercês é um dos principais pontos turísticos de São João Del Rey, no Campo das Vertentes | Crédito: Adobe Stock

A atividade do setor de turismo em Minas Gerais obteve um crescimento de 16,1% durante o mês de julho deste ano, comparado ao mesmo período em 2022. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado foi o que obteve a segunda maior movimentação de turistas motivada pelas férias, ficando somente atrás da Bahia, que registrou um aumento de 21,5%.

Nos dados regionais, Minas esteve à frente do Rio de Janeiro, que apresentou 14% de alta no setor turístico, e também de São Paulo com um aumento de 9,4%. Já no contexto nacional, o indicador revela um resultado 7,8% acima do mesmo período de 2022. O setor de serviços, no qual o turismo está inserido, também apresentou um crescimento expressivo, operando 12,8% acima do mesmo mês do ano passado.

Comparando com o mês de junho deste ano, o índice apresentou, no geral, um aumento de 0,7%. Os estados que se destacaram nessa comparação foram Bahia com 4,4% de crescimento, São Paulo com alta de 4,2%, Rio Grande do Sul com 1,9%, Rio de Janeiro com 1,4% e Minas com 1,2%. Por outro lado, o Distrito Federal aparece com uma retração de 3,7% e o Espírito Santo com queda de 4,4% no índice. Em relação ao período pré-pandemia, em fevereiro de 2020, o índice também demonstra um crescimento de 6,2%.

Setor de serviços foi impulsionado principalmente pela elevação de receita

Durante as férias, empresários comemoraram o movimento positivo que elevou a circulação não somente do público, mas de um fluxo maior de receita, conforme explica o economista Luiz Gustavo Bulhões, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Como podemos observar o bom posicionamento de Minas em um mês disputado para o setor por conta das férias letivas de escolas e universidades, é um movimento muito impulsiona o aumento na receita de empresas. Nós temos aí a elevação de receitas para os que atuam em segmentos como transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, restaurantes, transporte rodoviário, motoristas de aplicativo, além dos hotéis, pousadas e agências de viagens. Ou seja, toda a cadeia de serviços é beneficiada”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas