Economia

Aeroporto de Araxá tem melhor movimentação em 12 anos impulsionada pelo turismo

Movimentação é a maior em 12 anos e atendeu 30 mil passageiros dos segmentos de aviação comercial, voos executivos, táxi aéreo, aeronaves particulares e desportivas
Aeroporto de Araxá tem melhor movimentação em 12 anos impulsionada pelo turismo
Em 2022, o aeroporto passou por reformas de pista, pátio e terminal, avaliadas em R$ 14 milhões | Crédito: Fabrizio Gomes / Prefeitura de Araxá

O Aeroporto Municipal Romeu Zema, em Araxá, no Alto Paranaíba, encerrou 2024 com a maior movimentação nos últimos 12 anos. Impulsionado pelo turismo, responsável por 50% da demanda de aviação comercial, o terminal atendeu 30 mil passageiros.

Ao longo do ano passado, a cidade realizou importantes eventos que atraíram pessoas de diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil, como o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), a ExpoQueijo, o Encontro de Carros Antigos e a Copa Internacional de Mountain Bike. “Nós dependemos do turismo e temos muitos eventos de grande porte que ajudam a fomentar os voos”, destaca o gestor do aeroporto em Araxá, Fabiano Cota.

Parte dos bons resultados, segundo ele, é atribuída aos fortes investimentos em segurança e infraestrutura nos últimos anos. Em 2022, o aeroporto passou por reformas de pista, pátio e terminal, avaliadas em R$ 14 milhões e viabilizadas a partir de parcerias público-privadas (PPPs).

Além disso, o aeroporto é um dos únicos em Minas Gerais que operam por instrumentos de navegação. “O aeroporto é a porta de entrada do desenvolvimento da cidade, grandes empresas que irão investir no local verificam as condições de acesso. Um aeroporto bem estruturado atrai empresas de grande porte e contribuem com o emprego e renda da população”, pontua Cota.

Desde 2002, a cidade opera ininterruptamente voos comerciais a partir de parcerias com marcas como Rio Sul, Total, Trip e atualmente conta com serviços da Azul Linhas Aéreas. No ano passado, os trechos Araxá-Guarulhos (103 operações) e Araxá-Confins (286 operações) registraram um total de 8.682 e 10.206 passageiros respectivamente, entre embarques e desembarques no município.

Além da aviação comercial, o terminal recebeu passageiros de voos executivos, táxi aéreo, aeronaves particulares e desportivas

Redução de voos e fusão entre companhias preocupa

Apesar dos resultados favoráveis, a partir de 10 de março, as operações da Azul com destino a Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, serão reduzidas de sete para cinco voos semanais. Para Cota, o impacto tende a ser negativo, mas faz parte de decisões de mercado da companhia que vem reduzindo significativamente o número de voos em diversos municípios, especialmente de pequeno e médio porte.

Atualmente, Araxá é uma das poucas cidades em Minas Gerais que operam com modelos comerciais ATR no aeroporto. Essas aeronaves são reconhecidas mundialmente por serem eficientes e de médio porte com capacidade para transportar até 74 passageiros em voos regionais.

Embora otimista, Fabiano Cota avalia que as incertezas em decorrência da fusão entre as companhias Azul e Gol preocupam. “Além do corte de voos, essa fusão traz um cenário nebuloso e não sabemos se beneficiará ou não a cidade”, afirma.

Para os próximos meses, a expectativa é que o sucesso dos eventos realizados possa reativar os voos perdidos. Com o objetivo de reforçar a atração de turistas, o gestor revela que a cidade contará a partir deste ano com uma Secretaria Municipal de Turismo, que será capaz de planejar e implementar políticas públicas de incentivos locais para o setor.

A longo prazo, o desejo da cidade é de um aeroporto atrativo, seguro e sustentável, capaz de contribuir também com o desenvolvimento de outros segmentos, como agronegócio e mineração.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas