União Química vai aportar R$ 200 mi em ampliação de planta em MG

A União Química Farmacêutica investirá cerca de R$ 200 milhões na ampliação de sua fábrica em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O crescimento das atividades vai promover a contratação de 300 novos colaboradores para a operação no município. Embora o cronograma não tenha sido finalizado, a expectativa é que a expansão seja concluída ainda este ano.
Conforme divulgado pela prefeitura, a empresa solicitou ao município a doação de duas áreas próximas à planta fabril, sendo uma de 77 metros quadrados (m²) e outra de 745 m². O prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dias, assinou um protocolo de intenções para que seja feita a cessão, que vai permitir a interligação entre as unidades de produção e favorecer a ampliação da indústria. Em contrapartida, a União Química realizará o aporte e a geração de empregos. Perguntada, a companhia disse que não comenta sobre a origem do terreno.
Com 86 anos de história, a empresa é uma das principais do setor farmacêutico do Brasil e está entre os dez maiores players em saúde humana e os três maiores em saúde animal. Ao todo, são nove unidades fabris no País e uma nos Estados Unidos. Além disso, nos últimos anos, a companhia vem crescendo em ritmo acelerado com uma média anual de evolução da ordem de 20%.
Inaugurada em 2000, a unidade de Pouso Alegre é responsável por produzir diversos itens importantes para o grupo, cujo principal acionista é um mineiro. Entre os produtos, estão os injetáveis; os hormônios orais, segmento que a empresa é líder em fabricação na América Latina; e os colírios estéreis, no qual detém liderança da fabricação no País.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As informações são do vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores da empresa, Sérgio Freire. Segundo ele, a área que será ampliada na fábrica do Sul de Minas vai ser dedicada especificamente aos produtos hospitalares (injetáveis) e aos colírios. “É uma linha estérea, de alta complexidade, que vem atender dois mercados onde já somos líderes em vários segmentos, mas estamos buscando uma liderança absoluta”, afirma.
O secretário de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, José Carlos Costa, destaca a importância do investimento para a região e explica sobre a doação do terreno.
“O investimento e a geração de 300 novos empregos diretos é muito importante para o município e para o aumento de renda da população. O aumento da área da empresa é para ampliar a produção e também irá ampliar o faturamento da companhia. Além de ser uma das maiores do setor farmacêutico no País, a empresa vai trazer equipamentos de ponta e vai agregar ao parque industrial tecnológico de Pouso Alegre. A doação do terreno foi um consenso. Uma vez que a empresa foi adquirindo algumas áreas no entorno dela e ficaram algumas áreas no meio sem utilidade pública”, diz Costa.
Desde que iniciou as operações no município há duas décadas, a União Química vem realizando aportes para ampliar a atuação. Em 2018, por exemplo, houve a inauguração de um parque gráfico e centro logístico, aproveitando uma área total de 200 mil m² pertencente a outra indústria no passado.
“É uma região onde temos um foco de atuação em termos de produção farmacêutica. Nos últimos anos, transferimos nosso parque gráfico para Minas Gerais, assim como também concentramos a distribuição de nossos produtos farmacêuticos humanos no Estado. Com esse novo investimento, esperamos seguir tendo Minas como nosso parceiro e nossa fonte de produção e distribuição relevante para os próximos anos”, ressalta Freire.
Vale lembrar que na terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, Pouso Alegre ocupou o 41º lugar em 2022, após avançar 21 posições em relação ao ano anterior. O estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) analisou 415 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes.
Ouça a rádio de Minas