Cimed inaugura planta no Sul de Minas

Nova unidade fabril no Sul de Minas será voltada à produção de medicamentos sólidos

17 de setembro de 2022 às 0h29

img
A segunda fábrica da Cimed em Pouso Alegre pode produzir 60 milhões de comprimidos por mês | Crédito: Cimed/Divulgação

A Cimed, terceira maior farmacêutica brasileira em volume de vendas do Brasil, acaba de inaugurar sua segunda unidade industrial em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A nova fábrica tem capacidade para produzir 60 milhões de unidades de comprimidos por mês e requereu cerca de R$ 300 milhões em investimentos na parte estrutural e aquisição de equipamentos.

Toda a produção de medicamentos sólidos irá migrar para a nova planta. Os investimentos podem chegar a R$ 500 milhões até 2023. “O conceito da nova planta foi projetado para futuras expansões de novas categorias, portanto esse valor poderá contemplar uma possível expansão, compra de equipamentos e investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento”, revela o diretor-executivo de Operações da Cimed, Amaraí Furtado.

A farmacêutica está em Pouso Alegre desde o final dos anos 90, quando foi inaugurada a primeira fábrica. “O Sul de Minas é estratégico quanto à malha logística. Estamos localizados às margens da rodovia Fernão Dias, bem situados para abastecer nossos outros 25 centros de distribuição. A mão de obra qualificada na região é outro fator importante”, explica Furtado.

Esta logística é essencial para uma empresa que atua em todo o território nacional. Com um portfólio de cerca de 600 itens e 42 mil pontos de venda, a Cimed está presente em mais de 90% das farmácias brasileiras. Segundo Amaraí Furtado, o motivo para a construção da nova fábrica é justamente aumentar a produção e abastecer de forma ainda mais rápida todos os estados brasileiros.

Com a inauguração da nova unidade, o grupo Cimed passa a operar com duas plantas fabris em Pouso Alegre, além da unidade gráfica na cidade vizinha de São Sebastião da Bela Vista, distante 35 quilômetros. Responsável pela produção das bulas e caixas de medicamentos, a fábrica de embalagens tem cerca de 5 mil m² de área construída e produz mensalmente 32 milhões de cartuchos, 25 milhões de bulas, 15 toneladas de alumínio e 6 milhões de rótulos.

Para operar a nova fábrica da Cimed, foram contratados cerca de 500 funcionários | Crédito: Divulgação/Cimed

Em 2021, a receita líquida da farmacêutica cresceu 20%, contra 11% do mercado.  “Hoje nós somos a terceira maior indústria farmacêutica do Brasil em volume produzido e a 11ª companhia em faturamento. Com a nova fábrica, vamos aumentar nossa capacidade produtiva de sólidos orais (comprimidos, cápsulas e drágeas) em 130% e ampliar nosso portfólio para continuar crescendo”, afirma o diretor operacional.

A nova planta tem 44 mil m² de área construída e, para sua operação, foram adquiridos, nos EUA e Europa, equipamentos de última geração, como compressoras, encartuchadeiras, leitos fluidizados e revestidoras, todos com sistemas embarcados de alta tecnologia.

De acordo com Furtado, para operar a nova fábrica, foram contratados cerca de 500 funcionários, em sua maioria da região de Pouso Alegre e São Sebastião da Bela Vista. Ele destaca a área específica para produção de lotes pilotos, “um item essencial para uma avaliação mais criteriosa quanto às características e à qualidade de um produto farmacêutico”, destaca o executivo.

A primeira unidade seguirá focada na produção de líquidos, pomadas, cremes, antibióticos, vitaminas, hormônios e produtos de higiene e beleza. Nessa planta, a Cimed está investindo para ampliar em 50% a capacidade de produção de vitaminas. No radar da empresa, não há previsão de novos aportes no momento.

“Estamos no processo de transferência de tecnologia entre uma fábrica e outra, pois alguns equipamentos serão realocados. Todos os nossos esforços estão voltados para a nova fábrica, que até 2023 estará operando com sua capacidade total”, prevê Furtado.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail