Economia

Varejistas mineiros mostram preocupação com a sustentabilidade

Ao todo, 63,7% dos empresários do Estado consideram o tema da sustentabilidade como algo muito importante
Varejistas mineiros mostram preocupação com a sustentabilidade
Do total, 55,5% dos varejistas mineiros se definem como muito preocupados com os problemas ambientais | Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A maioria dos empresários do comércio varejista mineiro (55,5%) se define como muito preocupada com os problemas ambientais. Além disso, 62,7% classificam o tema da sustentabilidade ambiental como algo muito importante para sua empresa. É o que revela um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

Durante a realização do estudo, 98,3% dos entrevistados afirmaram adotar algum tipo de medida relacionada à sustentabilidade em suas empresas. Dentre as medidas adotadas, os destaques são o uso de iluminação de LED ou equipamentos mais eficientes (89,4%), desligamento de equipamentos para economizar energia (84,5%) e a utilização de embalagens recicláveis ou sacolas retornáveis (65,6%).

A maioria dos varejistas (53,2%) relatou que já adota essas medidas de quatro a dez anos. Enquanto 22,1% afirmaram que já estão há mais de dez anos colocando estas medidas em prática em seus negócios.

Quanto aos fornecedores, 57,7% das empresas do comércio varejista do Estado disseram que dão preferência para aqueles que adotam práticas sustentáveis. Somente 34,4% dos empresários não dão essa importância ao tema na hora de escolher um fornecedor.

Além disso, a maioria dos varejistas entrevistados (89,7%) acredita na importância de incentivar seus funcionários às praticas sustentáveis, contra apenas 2% que não entendem dessa maneira.

Já sobre a participação de produtos sustentáveis ou orgânicos nas empresas, 45,9% relataram uma estabilidade e 31,2% aumento. Outros 5% observaram queda na presença deste tipo de produto.

Disposição dos consumidores ainda é baixa

Na opinião dos empresários, em média, 21,0% dos consumidores procuram por produtos sustentáveis. Mesmo assim, 43,5% acreditam que seus consumidores não estão dispostos a pagar mais caro por produtos sustentáveis.

Apesar de a maioria se considerar preocupada com a sustentabilidade ambiental, apenas 3,44% possui algum projeto próprio ligado a esse tema. Alguns dos projetos citados pelos responsáveis foram: o descarte ecológico, uso de usina solar, peças de roupas descartáveis, dentre outros.

A pesquisa da Fecomércio-MG também apontou que 56% dos empresários mineiros não sentem a necessidade de se aprofundar no tema, contra 37,1% que sentem. Entre essas empresas que sentem a necessidade de se aprofundar, 67,6% disseram que o consumidor influencia na hora de escolher os fornecedores.

Para conhecer e se adequar às práticas, 32% dos varejistas de Minas preferem ter o suporte através de informações, enquanto 16% gostariam de todo tipo de ajuda. Outras formas citadas foram: a consultoria (10,7%), o treinamento (9,3%) e a palestra (1,3%).

O levantamento foi realizado em 407 empresas das regiões Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo, entre os dias 25 de abril e 12 de maio de 2023. A amostra possui margem de erro da ordem de 5,0% e intervalo de confiança de 95%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas