Em Minas, venda de seminovos aumenta 5,9%; BH tem quase 2 mil carros vendidos por dia
A venda de seminovos e usados em Minas Gerais finalizou o mês de agosto com a marca de 170.943 veículos vendidos, contribuindo para o volume de 1.280.785 unidades comercializadas no acumulado do ano. O número representa um aumento de 5,9% em relação a 2023, quando o setor registrou a marca de 1.209.745 vendas em igual período.
No Brasil, o aumento das negociações no acumulado do ano foi de 8,4%. Apenas no mês de agosto, foram comercializados 1.427.548 seminovos e usados em todo o País.
Segundo o último relatório publicado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, a Fenauto, durante todo o ano de 2024, 10.238.396 veículos foram vendidos.
De acordo com o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Junior, o mercado de seminovos está mais atrativo que o de carros zero quilômetro. “Isso afugenta os interessados para a categoria dos seminovos com até três anos de uso”, afirma.
Ele explica que o consumidor, ao avaliar a situação, consegue adquirir um veículo mais equipado seminovo pelo preço de um zero quilômetro.
O presidente da Assovemg também lembra que os seminovos até três anos têm as garantias de fábrica ainda valendo e as taxas já pagas. “Os financiamentos e os consórcios também têm aumentado este ano, o que contribui com o setor”, afirma.
Já em relação ao mês de julho, quando foram vendidos 183.978 veículos, o Estado registrou retração de 7,1%. A média por dia útil chegou a 7.770 carros, 2,9% a menos do que no mês anterior.
“É uma retração pequena. Fato já esperado devido a uma acomodação normal, principalmente após as férias, onde os gastos dos brasileiros são mais elevados”, diz Glenio Junior.
Entretanto, mesmo com esta retração, a expectativa da Associação é que o ano de 2024 feche com recordes de vendas.
Com o Produto Interno Bruto (PIB) acima do esperado, alta nas vendas do varejo e a economia aquecida, reflexo do aumento da renda e do consumo das famílias, as expectativas do setor para os próximos meses continuam positivas.
“Em 2021, vendemos quase 1,5 milhão de unidades no Estado. Esse ano esperamos superar esta marca e encerrar com números nacionais ainda mais robustos, atingindo 15 milhões de unidades vendidas ao longo do ano no País”, afirma o presidente da Assovemg, Glenio Junior.
Média de carros vendidos em BH é de 2 mil por dia
Analisando os números da capital mineira, o aumento nas negociações foi de 8,9% nos primeiros meses do ano se comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo foram 349.822 carros vendidos em 2024 na cidade.
Com relação a julho, Belo Horizonte também registrou queda. Foram 42 mil automóveis negociados, uma queda de 14,4% em relação ao mês de julho, quando foram negociadas 49 mil unidades.
Por dia, a Capital vendeu uma média de 1.910 veículos, 10.5% a menos que no ano passado, quando a média ficou em 2.134.
Gol é o modelo mais comercializado em Minas Gerais
O Gol da Volkswagen foi o modelo mais vendido no Estado no mês de agosto, mantendo a liderança que já ocupava nos últimos três meses. Foram 10.555 unidades vendidas.
Em segundo lugar, ficou o Fiat Uno com 7.319, enquanto o Fiat Palio garantiu a terceira posição com 7.145 carros.
Em Belo Horizonte, o Palio liderou com 1.759 negociados, seguido pelo Gol com 1.736 e o Fiat Uno, com 1.452 veículos.
Ouça a rádio de Minas