Economia

Vendas de veículos seminovos avançam 6,2% em Minas

Setor projeta vender 1,8 milhão de unidades no Estado em 2024, mas não descarta atingir o patamar histórico
Vendas de veículos seminovos avançam 6,2% em Minas
Foto: Alessandro Carvalho

Com veículos novos cada vez mais inacessíveis, o mercado de seminovos segue avançando por Minas Gerais com alta de 6,2% em setembro. Em 2024, mais de 7 mil veículos da categoria foram vendidos por dia no Estado, acumulando no ano, 1,4 milhão de unidades comercializadas. 

Apesar dos avanços, segundo informações divulgadas no relatório mais recente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o setor apresentou retração de 4,0% nos comerciais leves durante o nono mês do ano. Em Belo Horizonte, a queda foi menos acentuada: 1,8% em relação a agosto.

A capital mineira soma até o momento, 391 mil veículos comercializados e cresce acima da média estadual. Até setembro, os avanços somam 8,6% em comparação com 2023 com uma média de 2 mil veículos comercializados diariamente.

Segundo o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais, (Assovemg), Glenio Junior, a retração no mês pode ser justificada por dois fatores: período eleitoral e um dia útil a menos do que agosto. “Existem pessoas que aguardam o resultado eleitoral para realizar a compra de um veículo, e um dia útil a menos impacta significativamente nosso setor”, avalia. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Embora o setor tenha apresentado retração, o presidente da associação considera que é algo pontual e que 2024 é um ano de bons resultados para o setor, tanto nacionalmente, quanto em Minas Gerais, que ocupa de forma isolada o segundo maior mercado entre os estados brasileiros. “É um mercado crescente, 7,5 vezes maior que o de veículos novos e que nunca houve um decréscimo em vendas”, destaca. 

Entre os modelos mais vendidos em Minas Gerais, o Volkswagen Gol liderou em setembro com 10.081 unidades. Em seguida, os veículos da montadora Fiat, Uno e Palio registraram 6.877 e 6.598 vendas respectivamente. Em Belo Horizonte, os veículos Gol (1.674), Palio (1.635) e Uno (1.440) também seguem entre os mais negociados.

Setor está otimista para bater marca histórica

Apesar da elevação de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, decidida pelo Banco Central, a Assovemg projeta vendas otimistas para os próximos três anos. Os bons resultados, segundo a associação, são esperados dado ao reajuste na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), passando de 1,92% para 1,93% em 2025 e 2% nos dois anos subsequentes.

Para o último trimestre, a entidade projeta alcançar 1,8 milhão de seminovos vendidos em Minas Gerais, mas não descarta atingir o patamar histórico de 2 milhões de unidades. A principal aposta, segundo Glenio Junior, são veículos com até três anos de uso e acima de 13 anos – faixa que mais cresce por apresentar preços mais acessíveis.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas