Economia

Seminovos: vendas em Minas batem recorde e registram melhor desempenho em 15 anos

Aumentos expressivos no preço de veículos novos acabaram impulsionando a demanda por alternativas no mercado
Seminovos: vendas em Minas batem recorde e registram melhor desempenho em 15 anos
Vendas de veículos seminovos e usados no Estado somaram 2,3 milhões de unidades no ano passado | Foto: Diário do Comércio / Leonardo Morais

Com o carro novo cada vez mais caro, o mercado de veículos seminovos e usados em Minas Gerais encerrou 2025 com 2,3 milhões de unidades vendidas. O resultado representa um incremento de 22,4% frente a 2024, consolidando-se como o melhor desempenho em pelo menos 15 anos.

Os dados são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Empresas do segmento destacam que essa disparada reflete uma mudança de hábito, marcada por uma migração cada vez mais acentuada de consumidores para o mercado de usados, priorizando modelos com até três anos de uso.

O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Junior, comenta que os resultados surpreenderam o setor. “A expectativa inicial era de 2,1 milhões, o que acabou se traduzindo em um volume cerca de 300 mil unidades maiores do que o projetado”, destaca.

O avanço, segundo ele, pode ser explicado por múltiplos fatores, com destaque para os aumentos expressivos no preço de veículos novos, que acabaram impulsionando a demanda por alternativas no mercado. “Para grande parte dos consumidores, o carro novo está cada vez mais distante, com evolução contínua nos preços. Só de retirar um carro da concessionária, a depreciação pode chegar entre 12% e 18%”, acrescenta.

Além dos preços dos veículos novos, outros fatores como a taxa de câmbio, com o dólar na faixa de R$ 5,50 e a melhoria no mercado de trabalho, com taxa de desemprego em mínimas históricas, também ajudaram a impulsionar o mercado. Outro vetor relevante foi a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Capital mineira e Triângulo se destacam em vendas

Em Belo Horizonte, a categoria apresentou um desempenho expressivo, com quase 30% de crescimento em relação ao ano anterior. Em 12 meses, a Capital contabilizou 667.180 vendas, o que representa um avanço de 28,9% em relação ao acumulado de 2024.

Somente em dezembro, foram 52.819 veículos negociados, um aumento de 27,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. A média diária na cidade alcançou 2.780 unidades.

Entre os modelos seminovos mais negociados em Minas Gerais, o Volkswagen Gol liderou o ranking, com 11.307 unidades vendidas, seguido pelo Fiat Palio (7.711) e Fiat Uno (7.018). Em Belo Horizonte, a liderança ficou com o Fiat Palio (1.863 unidades), seguido pelo Volkswagen Gol (1.830) e Volkswagen Polo (1.519).

Além da capital mineira, Glenio Junior avalia que o Triângulo Mineiro também se destacou frente a outras regiões do Estado. “O resultado foi positivo especialmente nos veículos com até três anos de uso. É uma região economicamente muito rica, o que acabou contribuindo para esse desempenho”, acrescenta.

Expectativa neste ano é de continuidade no crescimento

Para 2026, a expectativa, segundo ele, é de continuidade no crescimento, especialmente com o aumento contínuo nos preços do zero quilômetro. “Temos um cenário de inflação e câmbio relativamente estáveis, além da taxa de juros (Selic) em trajetória de queda, e por isso seguimos otimistas”, detalha o dirigente.

Outro ponto considerável é o período de ano eleitoral, que tende a registrar um desgaste menor do governo em relação à economia. Além de automóveis, o setor aposta na consolidação de da venda de motos seminovas e usadas, além do avanço de eletrificados, a depender de melhorias na infraestrutura de recarga pelo País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas