Economia

Vendas do comércio varejista de Minas Gerais crescem 0,6% em fevereiro

Nos últimos 12 meses, foram registradas 10 taxas positivas e 2 negativas, evidenciando uma trajetória contínua de crescimento do setor no Estado
Vendas do comércio varejista de Minas Gerais crescem 0,6% em fevereiro
Crédito: Valter Campanato/ Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais avançou 0,6% entre o primeiro e o segundo mês de 2024, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento chegou a 7,4%. Enquanto isso, o incremento no comércio varejista brasileiro apresentou altas de 1% e 8,9%, respectivamente. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos 12 meses, foram registradas 10 taxas positivas e 2 negativas, evidenciando uma trajetória contínua de crescimento do setor no Estado. Assim, no período, Minas Gerais apurou crescimento de 3,5% e o Brasil baixa de 2,3%.

Segundo o analista do IBGE em Minas Gerais, Daniel Dutra, o comércio varejista do Estado tem apresentado variações positivas desde novembro. “O comércio de Minas Gerais tem apresentado um crescimento contínuo, ainda que os índices não estejam tão elevados. No comércio, quando um mês é negativo, normalmente vem precedido de um positivo e vice-versa, cenário que não ocorre desde novembro”, comparou.

Em âmbito nacional, na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, 21 das 27 Unidades da Federação (UFs) apresentaram variações positivas, com destaque para Pará (2,7%) e Santa Catarina (1,7%), enquanto Minas Gerais avançou 0,6%.

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Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve predomínio de taxas positivas, com todas as Unidades Federativas apresentando avanços. Os destaques foram Bahia (12%) e Pará (14,2%).

E no primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, todas as Unidades da Federação apresentaram indicadores positivos, com destaque para Mato Grosso (13,9%) e Bahia (11,9%). Minas Gerais avançou 5,6% no período.

“Os índices do início do ano costumam ser menores mesmo. A partir do final do primeiro semestre que começamos a ver dados maiores, mas, ainda assim, há indicação que 2024 está sendo mais positivo que o ano anterior. As 27 unidades da Federação tiveram avanço, o que representa um começo de ano positivo para o setor de comércio varejista”, avaliou Dutra.

Volume de vendas por setor

Em relação ao volume de vendas no varejo, na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, no comércio varejista de Minas Gerais, 4 das 8 atividades investigadas apresentaram avanço na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Destaque para:

  • Equipamentos e materiais de escritório (94,3%)
  • Combustíveis e lubrificantes (-13,2%)

No comércio varejista ampliado, atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo observou redução de 14,4%, o único índice que apresentou desempenho negativo.

Além disso, em Minas Gerais, a atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que representa mais de 45% da pesquisa, continuou apresentando taxas positivas nos últimos 3 meses em relação aos mesmo intervalo do ano anterior, sustentando a alta do setor. Ainda assim, a variação percentual foi menor que o apurado no mês anterior, passando de 8,4% em janeiro para 8,3% em fevereiro.

Por fim, os resultados para o Brasil no comércio varejista indicam que 5 das 8 atividades investigadas apresentaram avanço na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Veja os principais:

  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (18,5%)
  • Hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (9,6%)
  • Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (10,5%)

No comércio varejista ampliado, veículos e motocicletas foi o destaque positivo (16,6%).

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