Vendas de aços planos crescem 11% em setembro no País

As vendas de aços planos por distribuidores do Brasil voltaram a recuar em setembro no confronto com agosto. Conforme o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), foram vendidas 323,5 mil toneladas, queda de 3,4% frente ao mês anterior, quando o volume chegou a 334,9 mil toneladas. Já em relação a setembro do ano passado, em que houve a comercialização de 291,5 mil toneladas, as vendas apresentaram alta de 11%.
Os dados do Inda apontam retração nas compras realizadas pelo setor no último mês também na comparação com o mês anterior. Em setembro, foram compradas 332,6 mil toneladas, recuo de 5,2% frente as 350,9 mil toneladas de agosto. Na comparação com o mesmo mês de 2021, quando as compras atingiram o volume de 276,6 mil toneladas, houve aumento de 20,3%.
Estoques
No que se refere aos estoques dos distribuidores, em número absoluto, foi registrada alta de 1,1% em relação ao mês anterior, atingindo o volume de 831,3 mil toneladas, contra 822,2 mil toneladas. O giro de estoque (volume disponível) é suficiente para 2,6 meses de vendas.
Quanto aos números de outubro, a expectativa é que as compras e vendas se mantenham em patamares parecidos com os de setembro. Entretanto, com ligeira possibilidade de retração.
“Pode ser que a gente tenha uma pequena queda neste mês de outubro, em função de uma volatilidade do mercado diante do ambiente político que estamos vivendo”, ressaltou o presidente-executivo do Inda, Carlos Loureiro.
Ouça a rádio de Minas