Vendas do Dia dos Pais surpreendem lojistas em BH

10 de agosto de 2021 às 0h30

img
Sapatos, assim como itens de vestuário, acessórios e eletrônicos lideraram a preferência na hora da escolha pelos presentes para os pais | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

O primeiro Dia dos Pais após o início da vacinação no Brasil surpreendeu os lojistas de Belo Horizonte. Segundo a Associação dos Lojistas de Shoppings (Aloshopping), houve uma queda de 20% no faturamento em comparação à data comemorada no ano de 2019, porém o número foi comemorado pelos empresários.  A expectativa para o segundo semestre do ano é a de que o faturamento feche 7% positivo com a tradicional liquidação da Black Friday e o Natal.

“Como já era previsto, a população deixou para comprar os presentes na última hora. Os melhores dias foram registrados na quinta-feira e na sexta-feira. Neste ano, a data coincidiu com o quinto dia útil, dia de pagamento da maioria dos trabalhadores. Outro saldo positivo é que as pessoas, de fato, investiram no presente, em média, gastaram cerca de R$ 160. Agora nos preparamos para as próximas datas importantes como Black Friday e Natal. A expectativa é de bons resultados”, conta o superintendente do Aloshopping, Alexandre Dolabella França.  

Ainda de acordo com Dolabella, os setores mais procurados foram o de vestuário, sapatos, acessórios e eletrônicos. “O segmento do vestuário foi o que mais sofreu na pandemia. Agora, as pessoas que presentearam compraram devido à necessidade de uso mesmo”, pontua.

Em relação à crise econômica no comércio, o superintendente do Aloshopping explica que os lojistas amargam prejuízos desde 2015, quando o País passou pela recessão econômica. “Naquela época nossas vendas caíram muito. Começamos a recuperar o fôlego em 2018 e de repente o mundo toma esse baque em 2020. Avalio que precisaremos de dois anos para voltar à normalidade”, avalia.

Questões como desemprego e instabilidade da economia também colocam o consumidor “desconfiado” e pouco otimista para consumir. “Com o avanço da vacinação as pessoas ficam mais esperançosas da conquista do trabalho, da melhora da renda e essa esperança também impulsiona o comércio”, salienta.

“Caminho certo”

O gerente de Marketing do Shopping Cidade, Bruno Saliba, comemora os bons resultados do empreendimento. Para se ter uma ideia,  julho em comparação ao mês de junho o faturamento de vendas do shopping registrou um crescimento de 35%.  “Conseguimos restabelecer o fluxo de vendas. Estamos no caminho certo. Isso foi em decorrência ao avanço da vacinação e a abertura definitiva do comércio. Além disso, atribuo a flexibilização de outros empreendimentos na cidade, que acaba sendo um conjunto que favorece todos os setores”, sinaliza.

Em relação ao Dia dos Pais, Bruno Saliba disse que o faturamento foi equiparado ao de 2019. “Não perdemos valores e nem ganhamos, mas isso já é um resultado muito positivo para a nossa recuperação nas vendas”, complementa.

Para o segundo semestre, a expectativa é de que o shopping feche o ano com 10% de crescimento no faturamento. Para alavancar as vendas, o grupo conta com datas especiais de vendas como a Semana Brasil (comemorada de 2 a 12 de setembro), a Black Friday (novembro) e o Natal (dezembro).

O gerente da loja World Tênis, Tiago Batista, comemora os resultados do Dia dos Pais. A loja teve um faturamento significativo. O gerente não pode comparar com 2019 porque a loja não existia no shopping neste período e em 2020 estava fechada nesta data. “Foi uma surpresa muito positiva. Somos do segmento do tênis e esse produto é sempre um bom presente para os pais. As compras foram de última hora devido ao pagamento dos trabalhadores no quinto dia útil, mas foi muito positivo”, conta.

Batista detalha que após a abertura do comércio em geral, as vendas vêm alavancando aos poucos. Para ele, o segundo semestre é a aposta da maioria dos lojistas. “Creio que este segundo semestre será crucial para impulsionar as vendas, porque a vacinação está avançando e isso é um resultado muito bom para a economia do País de modo geral”, opina.

Procurada, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) informou por meio da assessoria de imprensa que ainda está buscando os dados com os lojistas da Capital e soltará o resultado das vendas do Dia dos Pais ainda nesta semana.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail