Vendas on-line podem superar R$ 200 bi em 2024

As vendas on-line seguem em crescimento e projetam mais avanços para 2024. O segmento, caracterizado pela maior comodidade, ampla oferta de produtos e preços competitivos, espera avançar 10,4% neste ano, superando a cifra de R$ 200 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A perspectiva positiva para os negócios na internet podem ser encaradas como oportunidade para varejistas que desejam impulsionar as vendas com a ajuda da tecnologia. Para que isso aconteça, segundo o VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, Eduardo Esparza, os empreendedores devem estar atentos às mudanças tecnológicas e às demandas dos consumidores para surfarem em novas tendências, como estratégias de propaganda on-line e o uso da inteligência artificial.
“Não basta apenas abrir a loja ou marketplace, é preciso investir em abordagens para atrair o consumidor com o melhor perfil para cada tipo de produto.”
Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil
Estratégia omnichannel traz equilíbrio entre físico e digital
“77% dos consumidores gostam que lojas físicas e virtuais estejam integradas.”
Fonte: Opinion Box | Tendências do varejo 2024
A experiência omnichannel vem ganhando cada vez mais espaço entre os comércios varejistas no Brasil. A proposta é unificar a experiência física e digital, permitindo a criação de estratégias a partir de uma variedade de canais que se conectam, possibilitando que os consumidores continuem a experiência de compra no canal de sua preferência.
Com isso, os clientes podem ser atendidos por meio de redes sociais, e-mails, SMS ou mesmo pela loja física. Além disso, é possível unificar cupons, ofertas e outras ações que se relacionam e fortaleçam a presença do varejo on-line no cotidiano do consumidor.
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“As ações dos meios digitais e físicos não precisam de movimentos separados, na verdade, elas necessitam da maior integração possível. Essa conexão potencializa o poder de comunicação nas mais diversas plataformas”, ressalta Esparza.
Entre as ações omnichannel mais utilizadas pelos varejistas estão:
- Pesquisar o preço na loja física e comprar na internet (ou vice-versa);
- Comprar on-line e retirar na loja;
- Conversar com um atendente na loja física e comprar na loja virtual;
- Responder uma pesquisa de satisfação em um totem na entrada/saída do comércio;
- Passar as próprias compras no caixa (self-checkout);
- Efetuar pedido em um totem e retirar no caixa;
- Conversar com um atendente virtual e comprar na loja física.
IA pode ajudar a personalizar a experiência do consumidor
“72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos, além de identificar seus interesses.”
Fonte: Opinion Box | Tendências do varejo 2024
Identificar o perfil do consumidor é essencial para a construção de um processo de fidelização. Com a ajuda da tecnologia a partir de recursos da inteligência artificial, é possível traçar estratégias para que empreendedores possam personalizar com maior agilidade a experiência de compra do cliente.
“A personalização continua sendo crucial e está cada vez mais aprimorada com o uso da inteligência artificial (IA), ferramenta responsável pelas recomendações e ofertas específicas, por isso, os empresários precisam se aprofundar sobre o tema”, pontua Esparza.
O especialista acrescenta que o recurso pode ser usado em uma nova compra, onde o cliente tem a possibilidade de encontrar outros produtos que vão se encaixando em seu perfil de necessidades e desejos. Para que isso aconteça, a tecnologia é capaz de mapear o uso do cliente e identificar seu comportamento de compra.
Além disso, a inteligência artificial pode ser usada nas vendas on-line junto às automações para responder esclarecimentos sobre um produto, informações de preço ou relatar um problema após a compra.
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