A Helibras recebeu nesta terça-feira (19) a visita do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em sua fábrica, em Itajubá, no Sul de Minas. Estabelecida no País há 41 anos, a empresa é estratégica para fabricação de helicópteros civis e militares e para a transferência de tecnologia de ponta.
Na oportunidade, Mourão conheceu a estrutura da única fabricante de helicópteros da América Latina, visitando laboratórios de integrações de sistemas, cablagem, oficina de conjuntos dinâmicos e a oficina de pás, além das linhas de produção dos helicópteros H125 e H225M e de modernização dos helicópteros dos modelos Pantera e Fennec do Exército Brasileiro.
“A visita do vice-presidente reforça o potencial estratégico da Helibras para a base industrial e tecnológica de defesa e para a autonomia do Brasil no emprego de helicópteros. Queremos continuar a contribuir para o fortalecimento da indústria, com geração de empregos, qualificação de mão de obra e capacitação da cadeia produtiva nacional”, afirma o presidente da Helibras, Jean-Luc Alfonsi.
O vice-presidente também conheceu em detalhes a versão H225M operacional naval, a ser entregue em breve para a Marinha do Brasil. A versão, desenvolvida e fabricada pela Helibras, é a mais complexa do helicóptero H225 já desenvolvida no mundo e será multimissão, capaz de realizar comando e controle (cᶟI), guerra eletrônica (EWS) e missão anti-superfície (ASuW) com possibilidade de emprego de misseis Exocet.
Esta será a 36ª aeronave a ser entregue no projeto H-XBR, iniciado em 2008, e que prevê o fornecimento de 50 helicópteros H225M para as Forças Armadas até 2022.