Heineken expande programa de reciclagem de vidro
A cervejaria Heineken lançou esta semana mais uma etapa do Programa Volte Sempre, através da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City. O projeto conta com a parceria da fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois e do Grupo Seiva, startup focada na logística reversa de resíduos sólidos.
O programa que visa à aceleração da agenda de circularidade da companhia compreende duas ações. A primeira, que já funciona em Belo Horizonte desde 2018 em fase piloto, conta com máquinas em supermercados e condomínios residenciais. Elas servem para recolher, triturar e devolver a garrafa à fase inicial de produção. Até o momento, essas máquinas já recolheram mais de 460 mil garrafas, totalizando 250 toneladas de vidro retornadas. O programa contou com a participação de 5.030 clientes na Capital.
Agora, a iniciativa seguirá também para as seguintes capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Elas receberam, ao todo, 125 máquinas 4R Glass, da startup Grupo Seiva, em redes de supermercados e condomínios residenciais.
Quem deseja participar do programa basta se dirigir aos equipamentos, se identificar por meio do número de celular e inserir uma garrafa por vez. O consumidor também poderá baixar o app Ponto Caco para receber recompensa de uma unidade de Ponto Caco a cada embalagem de vidro depositada nas máquinas. Cada Ponto equivale a R$ 0,10 de desconto na compra de produtos do Grupo Heineken em supermercados parceiros.
A expectativa é de que, com essa expansão, o Programa Volte Sempre possa impactar mais de 37 milhões de pessoas nos próximos três anos. Além disso, cerca de cinco mil toneladas de vidro devem ser recicladas e com destinação correta. O projeto espera impedir a emissão de 6,5 mil toneladas de CO² na atmosfera e reduzir a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza. A estimativa é de que ele possa gerar uma economia de mais de R$ 3 milhões em gastos públicos.
Segunda fase
Já a segunda ação do programa começou em março deste ano. Ela foca bares e restaurantes, estabelecimentos de consumo imediato, com média diária de 50 sacos de lixo.
Esta etapa também contará com a instalação de máquinas do Grupo Seiva, JM Sand, capazes de triturar as embalagens de vidro descartáveis. A expectativa é de que elas possam proporcionar uma economia em sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento.
O plano de expansão prevê 143 máquinas em operação até junho deste ano e 763 máquinas até 2025 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Equipes do Grupo Seiva vão recolher todo o material, que seguirá para as instalações industriais da Owens Illinois, onde será transformado em novas garrafas.
Espera-se que, com essa iniciativa, haja uma redução de 61 mil toneladas de CO² lançadas na atmosfera. Além da diminuição da extração de cerca de 150 mil toneladas de matéria-prima e da redução de mais de 115 mil toneladas de resíduos vítreos destinados aos aterros. Tudo isso em um intervalo de 60 meses.
Nesse período, 115 mil toneladas de vidro deverão ser coletadas, além disso, espera-se uma economia nos gastos públicos de mais de R$ 57 milhões e uma maximização dos volumes comercializados para a indústria, reduzindo o custo de produção de novas embalagens.
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