VLI e Gerdau renovam acordo para transporte ferroviário de carvão e aço

Carvão transportado pelos trens da VLI é aplicado nas coquerias da produtora de aço Gerdau

7 de dezembro de 2023 às 17h24

img
Atualmente, a VLI atende a Gerdau em fluxos na Estrada de Ferro Vitória a Minas e Ferrovia Centro-Atlântica | Crédito: VLI / Divulgação

A companhia de soluções logísticas VLI renovou seu contrato com a Gerdau para transporte ferroviário de carvão e aço. A empresa atende a produtora de aço por meio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, ligando os portos do Espírito Santo a unidade da Gerdau em Minas Gerais, e pela Ferrovia Centro-Atlântica, que liga o município de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, ao sistema portuário capixaba.

O carvão transportado pelos trens da VLI é aplicado nas coquerias, onde é produzido o coque para a produção de ferro gusa no alto-forno, transformado em aço posteriormente. O produto chega ao Brasil por meio do Terminal de Praia Mole, operado pela VLI, na cidade de Vitória.

Vale ressaltar que o transporte de carvão é feito inteiramente via modal ferroviário. Essa movimentação é realizada em uma operação “porta a porta”, que permite que o cliente receba o produto dentro da usina.

Para o gerente Comercial da VLI, Igor Lima, essa renovação da parceria com a Gerdau reforça a qualidade dos serviços executados pela companhia e os resultados obtidos com a logística multimodal. “O cliente está sempre no centro das nossas tomadas de decisão, em que privilegiamos a qualidade, segurança e eficiência nos serviços”, reforça.

VLI e ALE

Recentemente, a VLI também firmou um acordo com a rede de distribuição de combustíveis ALE que previa não apenas o transporte de combustíveis, mas também a compensação às emissões de carbono na atmosfera.

A parceria teve como marco inicial, o transporte de 751 mil litros de gasolina e diesel da distribuidora no mês passado, entre São Luís, capital do Maranhão, e Porto Nacional, no estado do Tocantins. Isso fez com que a empresa se tornasse pioneira no segmento ferroviário para o desafio de descarbonização.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail