Economia

VLI inicia operações em novo corredor de fertilizantes para Uberaba

Ferrovia pretende atender a todo o agronegócio do Triângulo Mineiro, que hoje faz uso do modal rodoviário para o transporte
VLI inicia operações em novo corredor de fertilizantes para Uberaba
Novo corredor vai melhorar competitividade do Agro mineiro | Crédito: Divulgação

Player de soluções logísticas, a VLI anunciou que deu início à operação do novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A decisão é uma aposta que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) ao recém-inaugurado Terminal de Fertilizantes de Uberaba (Tfer), no Triângulo Mineiro.

Com a estratégia de garantir a viabilização do fluxo de transporte do insumo, que é fruto de um contrato assinado no ano passado, a companhia destinou um aporte de R$ 40 milhões. Esse investimento foi aplicado na construção de uma tulha de carregamento ferroviário no Tiplam, em interligações aos terminais e adequações de linhas férreas. Isso ocorre para a capacitação e aplicação da frota de vagões e locomotivas e da ampliação do pátio ferroviário que é interligado ao complexo Distrito Industrial III de Uberaba.

Segundo o diretor de Operações do Corredor Centro-Sudeste da VLI, Nicolas Szwako, o corredor pretende atender a todo o agronegócio do Triângulo Mineiro, que faz uso do modal rodoviário para levar fertilizantes da Baixada Santista até o município de Uberaba.

“As ações para desenvolvimento do fluxo logístico do insumo entre o Tiplam e o polo de fertilizantes em Uberaba reforçam o compromisso da VLI e da Ferrovia Centro-Atlântica com o setor produtivo nacional. O investimento gerou melhorias para todo o sistema logístico, de forma que contribui para o desenvolvimento, eficiência e competitividade dos nossos clientes”, explica Nicolas Szwako.

Ainda de acordo com a VLI, a operação integra um empreendimento próprio em parceria com o Terminal de Fertilizantes de Uberaba, formando uma joint venture entre a Link Logistic Group e a Construtora Terraço. O projeto demandou investimentos de R$ 107 milhões entre as empresas envolvidas.

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