Economia

Voos comerciais voltam à Araxá

Os voos foram interrompidos em 2020 por causa da pandemia que prejudicou a maioria dos aeroportos regionais
Voos comerciais voltam à Araxá
Aeroporto de Araxá | Crédito: Divulgação/Prefeitura de Araxá

Depois de três anos de paralisação, foram retomadas, na sexta-feira (2),  as operações de voos comerciais no Aeroporto Municipal Romeu Zema, em Araxá, no Alto Paranaíba. Os voos foram interrompidos em 2020 por causa da pandemia que prejudicou a maioria dos aeroportos regionais. A retomada é um marco importante.

“Nossa cidade é turística, de muitos negócios e eventos. Assim, vamos poder potencializar esses setores por meio dessa ferramenta logística fundamental. A cidade está em festa, é mais desenvolvimento econômico, mais turismo, e acima de tudo é mais logística para nós”, comemorou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano Cesar da Silva.

Os voos que partirão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana, serão operados pela  Azul Conecta, subsidiária da Azul Linhas Aéreas, de segunda a sábado às 18h, e no sentido contrário, às 5h. Também haverá uma frequência aos domingos, que parte de Belo Horizonte/Confins às 22h, e de Araxá, às 18h.    

Para a gerente de Planejamento e Malha da Azul, Beatriz Barbi, o destino será importante  para conectar ainda mais a população mineira. “Confins é um hub muito importante para a Azul e poder conectar mais uma cidade a esse polo que oferece voos para os mais de 150 destinos da companhia no País, além de voos internacionais, é uma honra muito grande”, disse. 

Para a retomada, a prefeitura, que é totalmente responsável pela gerência do aeroporto, sob concessão da Secretaria Nacional de Aviação Civil, investiu R$ 864.372,94. A reforma começou em abril de 2022 e terminou em outubro do mesmo ano. O espaço passou por adequações de ambientes, reparos elétricos e hidráulicos, e implantação de sistema de proteção de descarga atmosférica, dentre outros.

Em novembro de 2022, a prefeitura já havia inaugurado o aeroporto para outros tipos de operações e, desde então, estava realizando voos executivos, táxi aéreo, aeronaves militares e UTIs aéreas. Em 2021, o Aeroporto Municipal recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a certificação AVSEC, de segurança aeroportuária. A certificação significa que o aeroporto atende aos padrões internacionais de segurança e mantém o aeroporto na rota de voos comerciais de aeronaves com mais de 60 assentos.
Segundo o secretário, desde a reinauguração do aeroporto, a prefeitura e o governo de Minas têm se reunido com outras empresas aéreas no intuito de ofertar o Aeroporto de Araxá como destino de negócios, turismo e lazer.

“Agora, estamos na expectativa de que outras possam ofertar voos comerciais. Os setores de turismo, negócios e lazer retomaram pós-pandemia com resultados bastante significativos e queremos aproveitar esse momento para que Araxá seja novamente referência no Estado com esses atrativos”, finalizou. 

A retomada gradual das operações fortaleceu a região para outros tipos de negócios que não só o de transporte de passageiros. Em junho de 2022, o governador Romeu Zema anunciou a implantação da Desaer – Desenvolvimento Aeronáutico, fabricante de aeronaves regionais com capacidade para até 50 passageiros, às margens do Aeroporto de Araxá. O empreendimento teria uma demanda de R$ 685 milhões de investimentos e a geração de 820 empregos diretos e indiretos. 

As obras estavam previstas para começar em maio de 2023, mas ainda não foram iniciadas. Procuradas sobre este assunto, a Prefeitura de Araxá solicitou que nossa reportagem procurasse a empresa. A Desaer foi contatada, mas não houve resposta. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia do Estado também foi acionada, mas até o fechamento desta edição, não havia dado retorno.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas