Wabtec inaugura centro global de engenharia em Contagem
A norte-americana Wabtec Corporation inaugurou, nesta sexta-feira (19), seu Centro Global de Engenharia no município de Contagem. A fornecedora de equipamentos, sistemas e soluções para o setor ferroviário investiu R$ 16 milhões na instalação.
A unidade é a primeira do tipo implementada pela companhia na América Latina e a terceira no mundo. A estrutura fica bem próxima da fábrica da empresa, mais precisamente no galpão onde a varejista de materiais de construção Telhanorte funcionou por anos.
Com cerca de nove mil metros quadrados, a instalação dispõe de laboratórios e estações de trabalho para ampliar a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e testes de tecnologias da Wabtec voltadas aos mercados nacional e internacional.
Unidade deve empregar 300 funcionários até 2028
Estratégica, a operação promete endereçar desafios e alavancar o crescimento da companhia, além de desenvolver conhecimento técnico, impulsionar carreiras e fortalecer a indústria ferroviária brasileira.
O Centro Global de Engenharia na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) deve empregar 300 pessoas até o final de 2028. No momento, são cerca de 140 engenheiros.
Conforme o vice-presidente de Operações de Engenharia da companhia, Rafael Aymone, a instalação foi planejada para ser expandida. Segundo ele, a unidade tem espaço para comportar até 320 colaboradores atualmente, porém, no futuro poderá abrigar 500.
“Temos uma área grande que ainda pode ser desenvolvida”, disse à imprensa, durante a cerimônia de inauguração, que teve a presença de autoridades municipais e estaduais.
“Está nos nossos planos de longo prazo, mas o primeiro passo é garantir os 300 até 2028, estabelecer e treinar o time bem, para começar a pensar em uma futura expansão”, afirmou.
De acordo com Aymone, o Centro de Engenharia vai precisar de praticamente todos os tipos de engenheiros, desde os mais tradicionais, como mecânico e elétrico, até os que estão em alta, como de software e de nuvem. O executivo enxerga desafios relacionados à contratação de mão de obra, mas acredita que o projeto será atrativo para os talentos.
Centro de Distribuição é inaugurado em Valadares
Além do investimento no novo Centro de Engenharia, a Wabtec investiu R$ 4 milhões em outros projetos, visando aumento de capacidade, destacou o vice-presidente. Esse aporte incluiu a implementação de dois centros de distribuição, um em Monte Alto (São Paulo) e outro em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce – inaugurado em setembro.
O momento virtuoso da fornecedora de equipamentos, sistemas e soluções para o setor ferroviário se estendeu para a fábrica de Contagem. Aymone destacou que 2025 foi um ano de crescimento expressivo na produção no município, com alta de 70% em relação a 2024.
Para 2026, a expectativa da companhia é ampliar a produção na planta em 28%. Ele explicou que para isso serão necessários investimentos, mas não da mesma ordem de grandeza do realizado no centro de engenharia. O executivo ressaltou que a expansão envolve mais uma reorganização da unidade, de forma a melhor aproveitar os espaços disponíveis.
Em Contagem, a Wabtec produz locomotivas. Cabe ressaltar que a empresa norte-americana tem mais duas unidades industriais no Brasil: uma em Governador Valadares, de equipamentos e componentes para manutenção de vias permanentes, e outra em Monte Alto, focada em peças para motos e sapatas de freios para vagões ferroviários.
Ouça a rádio de Minas