Economia

Contagem vai abrigar centro de engenharia da Wabtec

Com um investimento de R$ 25 milhões, início das obras está previsto para março
Contagem vai abrigar centro de engenharia da Wabtec
Investimento de R$ 25 milhões ocorre num momento de alta na produção da companhia | Crédito: Divulgação MRS

A fabricante de máquinas e equipamentos para o setor ferroviário, Wabtec Brasil, com fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai investir R$ 25 milhões na construção de um centro de engenharia na cidade. O início das obras está previsto para março e a expectativa da empresa é contratar quase 200 engenheiros até 2027.

A operação pode se tornar o terceiro maior centro global de engenharia da empresa, que está presente em mais de 50 países. Atualmente, 135 profissionais atuam na unidade.

“Esta será a maior expansão de mão de obra de alta qualificação na história da Wabtec no Brasil”, declarou o diretor de relações governamentais da empresa, Daniel Weinreich, em encontro com a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).

Marília Campos afirmou que a construção do centro de engenharia beneficiará todo o município. “O centro vai trazer arrecadação para o município, geração de empregos, além de fortalecer e qualificar o nosso parque industrial”, disse.

A expansão da fábrica da Wabtec em Contagem vem em um momento de alta na produção da fabricante. A unidade na RMBH tem firmado contratos e entregado um grande volume de locomotivas aos maiores players de logística do País.

Na última semana, a Rumo Logística, do Grupo Cosan, e a multinacional chinesa do agronegócio, COFCO International, anunciaram uma parceira para a compra de 23 locomotivas da Wabtec.

Os equipamentos rodantes estão inclusos no investimento de R$ 1,2 bilhão da empresa chinesa para o transporte ferroviário de grãos de açúcar, operado pela Rumo, até seu terminal na área STS-11 do Porto de Santos (SP), que está em expansão.

A gigante do agronegócio planeja transportar 8 milhões de toneladas de produtos agrícolas em 2025, no Porto de Santos, e chegar a 14,5 milhões de toneladas em 2026. As primeiras locomotivas da Wabtec começam a ser entregues em março do ano passado.

Já com a MRS Logística foi firmado um contrato de R$ 500 milhões na aquisição de 30 novas locomotivas da série Evolution. A Wabtec prevê entregar as primeiras unidades neste ano. A compra faz parte da estratégia de renovação da frota ferroviária da companhia de logística.

No início de 2026, a Wabtec também prevê entregar sete locomotivas para a VLI Logística operar na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), administrada pela Vale, por meio do corredor leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O investimento, anunciado em setembro do ano passado, foi de R$ 150 milhões.

Antes disso, em julho de 2024, a empresa de logística começou a receber 12 locomotivas ES-43BBI da Wabtec, em um contrato de R$ 300 milhões.

As locomotivas atenderão ao aumento da demanda por transporte de cargas no corredor Sudeste da companhia de logística, por onde grãos, açúcar, fertilizantes e outros produtos são escoados entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo

Estudos da VLI estimam aumento da demanda em Minas, onde a maior parte das cargas da FCA é transportada, alicerçado principalmente no crescimento do agronegócio e da siderurgia. A estimativa é que o volume aumente 32% ao longo da nova concessão da FCA – a capacidade dos trilhos mineiros da VLI sairá das atuais 35,8 milhões de toneladas para 47,3 milhões de toneladas.

A VLI poderá comprar mais de 300 novas locomotivas ao longo da nova concessão da FCA. A companhia está em tratativas com o governo federal para a definição do número exato.

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