Economia

Way Concessões vence leilão da Rota Sertaneja

A empresa será a responsável por administrar as rodovias nos próximos 30 anos com investimentos de R$ 10 bilhões
Atualizado em 6 de novembro de 2025 • 20:33
Way Concessões vence leilão da Rota Sertaneja
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

A Way Concessões venceu o leilão de concessão do lote de rodovias da BR-153 e BR-262, a chamada Rota Sertaneja, que perpassa os estados de Goiás e Minas Gerais. O trecho tem a extensão de cerca de 530,6 quilômetros (km) e investimentos previstos de R$ 10 bilhões. Com a vitória no certame realizado nesta quinta-feira (6), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, a empresa será a responsável por administrar as rodovias nos próximos 30 anos.

A Way arrematou o leilão ao propor um desconto de 24,80% sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital. A empresa venceu a disputa contra três concorrentes. Foram eles: a francesa Vinci Highways, que ofereceu 20,11% de dedução, o consórcio Rota do Cerrado, composto pela XP e construtoras, que propôs dedução de 20,36%, e o consórcio Caminhos do Cerrado, composto pela Construcap e a espanhola Copasa Group, que foi desclassificado na primeira fase do leilão, ao propor 14% de desconto, mais de 5 pontos percentuais abaixo da segunda menor proposta.

A empresa vencedora do certame deve investir R$ 5,3 bilhões em obras de melhorias e ampliação de capacidade e R$ 4,9 bilhões em serviços operacionais durante os 30 anos de concessão. A maior parte dos aportes estão concentrados nos primeiros seis anos de operação.

O critério de julgamento do leilão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi o de maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio. Os estudos de viabilidade foram elaborados pela agência Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes.

A Rota Sertaneja é um trecho complexo como a Rota das Gerais, com encontro de duas rodovias federais. O trecho começa na BR-153, do entroncamento da rodovia estadual GO-129, em Hidrolândia (GO), e vai até a ponte sobre o Rio Paranaíba, em Itumbiara (GO), localizada na divisa com Minas Gerais.

O percurso segue para a cidade vizinha, Araporã, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e continua até o término da ponte sobre o Rio Grande, em Fronteira, também no Triângulo, localizada na divisa de Minas com o estado de São Paulo.

A outra parte da Rota Sertaneja é a da BR-262, iniciada no entroncamento da BR-050, em Uberaba, no Triângulo, e vai até o entroncamento com a BR-153, em Comendador Gomes, na mesma região.

Veja o que será feito na BR-153 e BR-262 com a concessão

Além da duplicação de 42 km no trecho, a empresa que assumir a concessão das rodovias entre Goiás e Minas Gerais deverá realizar diversas obras, com destaque para a construção de:

  • 31,8 km de faixas adicionais;
  • 4,9 km de vias marginas;
  • 4,1 km de contornos;
  • 132 acessos;
  • 146 pontos de ônibus;
  • um Ponto de Parada e Descanso (PPD)
  • seis passarelas
  • cinco passagens de fauna.

Praticamente toda a duplicação, com exceção de um trecho de 0,1 km em Itumbiara, será em Minas Gerais, dos quais 21,1 km na BR-153 e 21,8 km na BR-262.

Praças de pedágio

O pagamento de pedágio será pelo sistema free flow e está previsto para ter início no primeiro ano da concessão, com a operação das cinco praças já existentes. Os pontos de cobrança ficam nas cidades goianas de Piracanjuba e Itumbiara e nas mineiras Prata, Fronteira e Campo Florido.

Way destaca sinergia da Rota Sertaneja com Rota do Zebu, também na BR-262

Presente na B3 em nome do governo estadual, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, destacou que este foi o sexto leilão de uma rodovia federal localizada em Minas Gerais no atual ciclo de concessões. Juntamente das rodovias estaduais leiloadas pelo governo do Estado, ressaltou Bruno, isso fará de Minas Gerais o “epicentro do investimento em infraestrutura do Brasil nos próximos anos”.

“Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil, é um grande hub logístico do Brasil e eu tenho certeza que com todos esses investimentos, nós vamos transformar a nossa infraestrutura, a nossa logística, trazendo mais desenvolvimento econômico e social”, declarou.

Com atuação no setor de construção e em concessões rodoviárias, a Way Concessões já é responsável pela Rota do Zebu, fatia da BR-262 entre Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Uberaba, no Triângulo Mineiro. A empresa arrematou a BR-262 ano passado, por meio de um consórcio junto da gestora de investimentos Kinea.

O representante da Way no leilão realizado hoje, Giovanni Mott, destacou que o projeto da Rota Sertaneja tem 100% de sinergia operacional com a concessão da Rota do Zebu, administrada pela subsidiária do grupo, a concessionária Way-262. “Isso fortalece mais o nosso portfólio e mostra que a gente continua investindo e continua crescendo. Nós temos um compromisso grande com a infraestrutura e a ideia nossa é perpetuar”, disse.

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