WhatsApp ultrapassa o Facebook como a principal ferramenta de vendas para MEIs

Pesquisa recente realizada pela MaisMei, plataforma de gestão para Microempreendedores Individuais (MEIs), revelou que o WhatsApp desponta como o canal mais utilizado por microempreendedores individuais (MEIs) para vendas e fechamento de negócios.
Segundo o levantamento, que ouviu aproximadamente 6 mil usuários da MaisMei ao longo de 2023, o aplicativo de mensagens foi mencionado por 83% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 48,52% de citações, ficou o Instagram, seguido pelo Facebook, utilizado por 37,20% dos MEIs. Em 2021, o Facebook era a preferência de mais da metade dos entrevistados, sendo 56% das respostas.
As ferramentas do Google e até mesmo o TikTok apresentaram resultados consideravelmente inferiores. A pesquisa também revelou que apenas 9,20% dos MEIs utilizam marketplaces, espaços considerados ideais para exposição e vendas de produtos ou serviços. Além disso, apenas 7,77% afirmaram possuir um site próprio.
De acordo com a head de contabilidade da MaisMei, Kályta Caetano, a explicação para a preferência do WhatsApp em relação a outras opções está na sua ampla familiaridade entre os brasileiros e na praticidade oferecida pela função de pagamentos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“É difícil encontrarmos alguém que não o utilize, enquanto redes sociais também populares como o Facebook ou Instagram variam conforme o gosto de cada usuário, considerando a finalidade principal delas que é o compartilhamento de fotos e momentos com amigos e familiares. A partir do momento que o Whatsapp disponibilizou um meio de pagamento dentro do próprio app e a possibilidade de criar perfis profissionais, os gestores de pequenos negócios sequer precisam sair dele para concretizar negócios”, explica.
Transferência de Dinheiro pelo WhatsApp alavancou preferência
A pesquisa da MaisMei também revela uma a transferência de dinheiro via WhatsApp, introduzida no Brasil em 2021, influenciou a mudança de comportamento dos MEIs. Além da preferência pelo WhatsApp, a pesquisa também destacou que muitos MEIs utilizam múltiplas ferramentas em conjunto.
“É comum que empreendedores de pequeno porte utilizem o Facebook e o Instagram, entre outras plataformas como marketplaces convencionais, para expor seus produtos ou serviços e linkar o Whatsapp para quem desejar mais informações e negociar condições. Novamente, temos de considerar que é o aplicativo de mensagens instantâneas que os brasileiros têm mais afinidade”, ressalta a contadora da MaisMei.
Outro ponto levantado no estudo é o uso ainda limitado de ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) por parte dos pequenos empreendedores. Muitos desconhecem o potencial dessas tecnologias, considerando-as exclusivas para grandes corporações. No entanto, ferramentas como o Google Ads e o ChatGPT estão disponíveis a baixo custo e podem auxiliar os microempreendedores a otimizar suas campanhas de marketing e criar conteúdo de forma mais eficiente.
Segundo Kályta Caetano, é uma pena que essas ferramentas inovadoras sejam pouco exploradas devido ao desconhecimento dos empreendedores. Ela destaca que o uso adequado da IA poderia ajudar significativamente os MEIs a aumentar seus faturamentos, sem exigir muito tempo do gestor, uma vez que a IA é capaz de trabalhar de forma autônoma, seguindo os parâmetros pré-estabelecidos.
Ouça a rádio de Minas