Zema anuncia avanço da RMBH e outras áreas de Minas para onda vermelha

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, nesta quinta-feira, o avanço de novas regiões para a onda vermelha do Programa Minas Consciente, que agora representa entre 60% e 70% do Estado.
Além da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), saíram da onda roxa e foram para a vermelha – que é menos restritiva – as regiões de Curvelo, a microrregião de Manhuaçu, toda a região do Triângulo Norte e Sul, a macrorregião do Jequitinhonha, as macrorregiões Norte, Sudeste e Sul.
“Felizmente temos boas notícias para compartilharmos. Graças ao esforço da onda roxa, que em algumas regiões já dura quatro semanas e em outras mais que isso, obtivemos melhorias dos indicadores e tudo aponta que continuaremos a ter. Com base nas decisões técnicas, estamos com várias regiões avançando da onda roxa para a vermelha, dentre elas a RMBH. Em termos de área, de 60% a 70% do Estado está na onda vermelha”, disse o governador Romeu Zema.
Confira a coletiva:
Ainda segundo Zema, apesar do avanço, a decisão não é para ser comemorada e os cuidados para evitar a transmissão da Covid-19 devem ser mantidos.
“É uma evolução muito grande, mas não é para comemorações. Estamos longe de termos conforto. Nós ainda temos um sistema hospitalar que opera com carga pesada. Os profissionais da saúde estão cansados. As vagas são poucas. Precisamos continuar tomando todos os cuidados”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Veja abaixo as regiões que progrediram de fase
A onda roxa do Minas Consciente foi anunciada pelo governador em 16 de março, quando foram implantadas as regras mais restritivas do plano para conter o avanço da Covid-19 no momento mais crítico da pandemia no Estado.
Ouça a rádio de Minas