ALMG homenageia 90 anos do Diário do Comércio
Há 90 anos como fonte de informações essenciais para os empresários de Minas Gerais e com o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, o DIÁRIO DO COMÉRCIO foi homenageado na sexta-feira (25) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Especializado em economia, gestão e negócios, o veículo é considerado uma importante fonte de informações confiáveis e aprofundadas.
A presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO e do Movimento Minas 2032 – pela transformação global, Adriana Costa Muls, agradeceu a homenagem e a classificou como muito especial, uma vez que a ALMG é a casa que representa a sociedade de Minas Gerais. Ela também ressaltou que, após nove décadas, a missão do jornal continua sendo a busca pela transformação da sociedade mineira.
“É com muita alegria que recebo essa homenagem em nome de todos aqueles que fizeram e fazem essa história acontecer. Fundado pelo jornalista José Costa, o DIÁRIO DO COMÉRCIO é um dos negócios mais longevos do Estado de Minas Gerais e que começou com o objetivo de solucionar um problema coletivo. Desde a fundação, a missão do nosso veículo de comunicação é transformar a sociedade mineira. Buscamos na comunicação as sementes para a articulação pelo desenvolvimento de Minas Gerais”, afirmou a presidente do DC.
Ainda segundo Adriana Muls, além do compromisso com a cobertura jornalística econômica responsável, o DIÁRIO DO COMÉRCIO promove ações que atentam às necessidades globais ou pontuais, mantendo o propósito de pensar no futuro e em buscar meios para seguir somando forças pelo bem comum.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Temos compartilhado essa reflexão em diversas esferas da sociedade e ter nosso trabalho reconhecido pela ALMG, outra vez, nos permite abrir caminhos para um futuro melhor”, observou.
A importância e a seriedade do DIÁRIO DO COMÉRCIO em veicular matérias de relevância para o desenvolvimento dos empresários e de Minas Gerais também foi evidenciada pelo 1º vice-presidente da ALMG, o deputado Antônio Carlos Arantes, autor do requerimento para a homenagem.
“Colheita”
Para Arantes, o DC é resultado do trabalho cuidadoso e perseverante desenvolvido ao longo dos últimos 90 anos.
“O que esperar de uma colheita, realizada após 90 anos de plantio, cuidados e árduo trabalho? Difícil dizer. Primeiramente, porque poucas são as atividades humanas que perseveram por tanto tempo. Além disso, um largo período de tempo, como esse, sujeita qualquer empreendimento, por mais méritos que tenha, a uma substancial parcela de intempéries. Estaria também exposto a erros, falsetas e enganos, simplesmente imensuráveis. Poucos são os que chegam aos 90 anos, sejam pessoas ou empreendimentos, públicos ou privados. E, os poucos que atingem tal longevidade, refletem inúmeros desgastes. Muitos não apresentam boas condições gerais. Mas esse, seguramente, não é o caso do jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO”, declarou o deputado.
Utilizando analogias, Arantes explicou que não apenas a semente era adequada e de boa qualidade, mas que o solo em que foi semeada também teria sido uma boa escolha, o que indica a percuciência do semeador.
“A longevidade do DIÁRIO DO COMÉRCIO demonstra a qualidade dos trabalhos engendrados. E seus frutos, fortes, saudáveis e contínuos, dão a dimensão final dessa atividade. O DIÁRIO DO COMÉRCIO é um sucesso irrepreensível. Desde o início, firmemente atrelado a informações confiáveis e fidedignas, construiu sua reputação, ainda hoje inabalável, tecendo uma pauta desenvolvimentista para todas as atividades econômicas”.
O propósito de contribuir para o desenvolvimento do Estado, a ideia da inclusão e sustentabilidade econômica, a partir de noções racionais e ponderadas, também foram destacadas por Arantes.
O presidente da ALMG, Agostinho Patrus, em discurso enviado para o evento, destacou que a trajetória do DIÁRIO DO COMÉRCIO está intensamente entrelaçada à história de Minas Gerais e contribui para o desenvolvimento dos empresários do Estado, divulgando informações relevantes e aprofundadas.
“Graças ao dinamismo de seus jornalistas e colaboradores, este órgão de imprensa tem tido uma atuação essencial para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. No Estado, todo o empresariado, assim como o público mais amplo interessado nos assuntos mercantis e financeiros, conta com um jornal que se distingue por abordar estas temáticas com profundidade e abrangência, a partir de um olhar atento ao cenário estadual”, afirmou o presidente da Assembleia.
Segundo Agostinho Patrus, o jornalismo autêntico do DIÁRIO DO COMÉRCIO, em seu compromisso ético com a verdade, tem funcionado para a sociedade como um farol em meio ao nevoeiro do caos informacional que tem caracterizado os tempos atuais.
“O DIÁRIO DO COMÉRCIO completa, este ano, nove décadas de trabalho contínuo na cobertura e na análise dos fatos que mais importam para o segmento empresarial em atividade no Estado. O compromisso com o jornalismo de qualidade e com o avanço da economia de nosso Estado, valores primordiais de José Costa, fundador do jornal, foram transmitidos aos profissionais que o sucederam, de forma a assegurar, com amplo reconhecimento público, a excelência dos serviços prestados pelo jornal à sociedade mineira. Por tudo isso, é com grande satisfação que prestamos esta merecida homenagem”, ressaltou.
Presente na cerimônia de homenagem, o empresário e presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Bruno Falci, disse que o jornal é de grande importância para o Estado e para o Brasil.
“Em Minas Gerais, mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) vem da área de comércio e serviços, só por aí percebemos a importância do DIÁRIO. Sem falar da longevidade, são 90 anos de muito trabalho, reportagens positivas que estimulam os negócios. Pratica um jornalismo ético, pra frente, atual, comprometido com as pautas mais importantes do Brasil. Só temos que reverenciar e agradecer ao DIÁRIO”, disse.
Para o deputado estadual João Leite, o DIÁRIO DO COMÉRCIO é um patrimônio de Minas Gerais. “O jornal traz conhecimento para o Estado, mostrando a importância da indústria, do comércio, do agronegócio. O jornal também tem dado um apoio fundamental para o retorno das ferrovias. Merece todas as homenagens de Minas e dos representantes da população, que é a ALMG”, argumentou.
DC pede a criação da Comissão dos ODS
À frente do “Movimento Minas 2032 (MM2032) – pela transformação global”, o DIÁRIO DO COMÉRCIO, durante a cerimônia de homenagem aos 90 anos de sua fundação, pleiteou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a constituição da Comissão Extraordinária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030.
A proposta foi apresentada pela presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO e do MM2032, Adriana Costa Muls. Segundo Adriana, para que Minas Gerais possa, de fato, avançar na implementação dos ODS e da respectiva agenda é oportuno e necessário ter uma atenção especial da ALMG.
“Para um desenvolvimento sustentável, é fundamental despertar a consciência de que estamos todos interligados e que a hora é de tangibilizar soluções. Aproveito a ocasião para apresentar, à Mesa Diretora da ALMG, o ofício de solicitação da constituição da Comissão Extraordinária dos ODS e agenda 2030 no âmbito desta casa legislativa. Colocamos o Movimento Minas 2032 à disposição para integrar tal comissão”, afirmou.
O MM2032 é um movimento organizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO e que já conta com mais de 40 instituições engajadas, do terceiro setor, iniciativa privada, governo e academia.
Ele tem como objetivo articular a sociedade para construção de uma visão de futuro, tendo como premissa os ODS, instituídos pela ONU. Com o MM 2032, o DC se mantém na vanguarda, inovando e cumprindo o compromisso de contribuir com a construção de um futuro mais justo, igualitário e próspero.
“Esta articulação e este olhar conjunto são necessários para a construção de um mundo mais justo, mais igualitário, mais próspero para todos”, disse Adriana Muls.
Demanda positiva
O 1º vice-presidente da ALMG, o deputado Antônio Carlos Arantes, recebeu o ofício e avaliou a demanda como positiva. Segundo ele, é extremamente necessário avançar na sustentabilidade.
“Avalio a proposta como muito positiva. Nunca se falou tanto, nunca se praticou tanto e nunca se tornou tão necessário avançar, e muito, em sustentabilidade. Quando um veículo, como o DIÁRIO DO COMÉRCIO, propõe isso, é mais um motivo para termos ações mais direcionadas, mais focadas na questão da sustentabilidade”, avaliou.
Para Arantes, avançar nas questões sustentáveis será importante até mesmo para que o País e o Estado continuem atraindo investimentos.
“Tivemos, agora, a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, no Egito, e parece que houve grande avanço na questão de investimentos. Para que a gente busque estes investimentos, teremos que estar muito bem organizados, com projetos e pessoal de qualidade e preparado. A ALMG, como a casa do povo, tem como obrigação o foco na sustentabilidade”, destacou.
Ouça a rádio de Minas