Especial

AMR já transformou mais de 13 mil vidas

Antônio Batista, Adriana Muls, Sérgio Belisário, Luiz Carlos Motta Costa e Yvan Muls | Crédito: Alessandro Carvalho
Associação foi fundada em 1964

A Associação Mineira de Reabilitação (AMR), agraciada na categoria “Qualidade de vida e bem-estar” na oitava edição do Prêmio José Costa, é uma instituição que reúne pelo menos cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela ONU desde 2015: Erradicação da pobreza, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade, Igualdade de Gênero e Redução das desigualdades. Essa é a AMR, referência em Minas Gerais e no Brasil no tratamento interdisciplinar de alta qualidade, totalmente gratuito para crianças e adolescentes com deficiência física em situação de vulnerabilidade social.

Com atuação desde 1964, mais de 13 mil pacientes contínuos já passaram pela instituição. Atualmente, aproximadamente 500 crianças e adolescentes de Belo Horizonte e outras 29 cidades da região metropolitana estão em acompanhamento, assim como suas famílias. É que o trabalho da AMR é diverso e inclusivo, explica o presidente Sérgio Roberto Belisário.

“O acompanhamento familiar acontece em diversos aspectos. Desde a assistência social, conscientizando e trabalhando em prol dos direitos do deficiente, passando por todo apoio psicológico e também de nutrição. Em famílias de baixa renda, quando nasce um filho deficiente, muitas vezes o pai abandona o lar. Então, estamos falando de mães jovens, solo, com mais de um filho e com muitas atribuições”, resume.

Também por estes motivos, a alimentação é direcionada a todos da família e a Associação também busca concentrar os demais tratamentos em sua sede, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul de Belo Horizonte, de maneira a evitar grandes deslocamentos. O tratamento envolve profissionais especializados nas áreas de Esporte Terapia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuropediatria, Nutrição, Odontologia, Ortopedia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

A AMR é referência em Minas Gerais e no Brasil no tratamento interdisciplinar de alta qualidade, totalmente gratuito | Crédito: Divulgação/AMR

As crianças e adolescentes contam ainda com Programa de Inclusão Escolar, realizado por profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Esses profissionais realizam visitas escolares e orientam os professores e tutores acerca de estratégias adequadas para o cuidado e integração das crianças e adolescentes nas atividades escolares junto aos demais alunos.

Há ainda uma Oficina Ortopédica, único setor da instituição que atende não só as demandas de pacientes internos, mas também a de pacientes particulares. Além disso, desde 2014, a Oficina tornou-se credenciada no Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde (SUS).

“São diversos equipamentos terapêuticos, como órteses, dispositivos de auxílio à locomoção, cadeiras de rodas manuais e motorizadas, além cadeiras de banho e adaptações do mobiliário escolar. Todos os equipamentos são indicados e confeccionados de forma individualizada, atendendo às necessidades particulares de cada paciente”, explica.

História

Em 1964, o Dr. Márcio de Lima Castro, médico fisiatra, especialista em medicina de reabilitação, após retornar de cursos de especialização no exterior, trouxe uma nova visão do processo de reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com deficiências físicas. Da experiência nasceu a vontade de criar um centro para o tratamento de reabilitação física e neurológica para crianças.

A partir do contexto de um grande número de crianças com sequelas da Poliomielite (Paralisia Infantil) e pessoas com menos condições financeiras que quase não tinham acesso a tratamentos adequados, o médico idealizou a AMR e formou uma equipe de médicos fisiatras para colocar em prática o seu ideal.

“Eles tiveram o apoio do empresário José Mendes Junior, que era, naquele período, presidente da Construtora Mendes Junior. Desde então, graças a esses pioneiros e ao apoio de toda a sociedade, doadores e inúmeros voluntários, a AMR segue promovendo o tratamento de crianças e adolescentes com deficiência física em situação de vulnerabilidade social”, conclui.

Diante de tantos atributos, nada mais justo que a AMR ser reconhecida no Prêmio José Costa 2022, sob o tema “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”. Ao lado de empresas, personalidades e entidades foi agraciada na categoria “Qualidade de vida e bem-estar”.

Criado em 2007, por meio de uma parceria entre o DIÁRIO DO COMÉRCIO e a Fundação Dom Cabral (FDC), o Prêmio José Costa nasceu para reconhecer as empresas mineiras que se destacavam em seus setores e compartilhavam os mesmos valores e ideais do fundador do DIÁRIO DO COMÉRCIO, José Costa, que nomeia a premiação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas