Hospital modelo tem 1ª fase entregue

6 de abril de 2022 às 0h27

img
Nessa primeira etapa foi entregue a revitalização do Ginásio de Reabilitação e de Unidades de Cuidados Continuado | Crédito: Divulgação

Dar melhores condições de tratamento aos pacientes, familiares e funcionários é o principal objetivo do projeto “Hospital Modelo de Assistência ao Idoso”, da Rede Paulo de Tarso, no bairro São Francisco, na região da Pampulha.

A Clínica de Transição Paulo de Tarso (unidade hospitalar de caráter especializado) é referência nos atendimentos aos pacientes pós-agudos que já não demandam intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva. São pacientes com enfermidades crônicas ou degenerativas que apresentam perda de autonomia e declínio funcional e ainda precisam de cuidados extensivos, médico e transdisciplinar, para reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social em três linhas de cuidados: crônicos, de reabilitação e paliativos.

A primeira fase do projeto, entregue no final de março, inclui a revitalização das áreas estratégicas de acordo com os requisitos da legislação e os padrões de qualidade para o atendimento ao idoso.

De acordo com a assessora de Relações Institucionais da Rede Paulo de Tarso, Nicole Oliveira, o valor arrecadado de R$ 865 mil foi intermediado pelo incentivo do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, que contou com a doação de empresas que destinaram parte do Imposto de Renda (IR) devido para a instituição.

“Poucos hospitais que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde) em Minas Gerais oferecem ambientes com climatização de alto padrão como o nosso. Além do conforto promovido para os pacientes e seus familiares, a implantação do moderno sistema de climatização impacta positivamente nas condições clínicas. O controle da temperatura do ambiente favorece a redução de infecções hospitalares. Além disso, buscamos um sistema de alta performance energética, que junto com as nossas placas fotovoltaicas nos ajuda a alcançar nossas metas de responsabilidade ambiental”, explica Nicole Oliveira.

Nessa fase foram entregues:

– Implantação de um novo sistema de climatização central em toda a instituição, impactando o atendimento de cerca de 40 mil pacientes/dia ao longo de um ano, assim como dos seus cuidadores e familiares. Além disso, beneficia diariamente cerca de 300 profissionais da saúde.

– O novo sistema de climatização possui fluxo de gás refrigerante variável – uma tecnologia de ponta que garante o melhor desempenho energético e o menor impacto ambiental em relação aos modelos tradicionais de ar-condicionado.

– Elaboração de um novo e moderno projeto arquitetônico e de outros 11 projetos de sistemas prediais e de sinalização, que incluíram a revitalização do Ginásio de Reabilitação e de Unidades de Cuidados Continuados. 

“Elaboramos um projeto em que vamos executando de acordo com a arrecadação alcançada. Essa primeira etapa visa à melhoria no atendimento  e não o aumento da capacidade. São pacientes encaminhados de outras instituições de média e alta complexidade. Fomos referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte como instituição que trabalha as sequelas da Covid-19. É um trabalho transdisciplinar e muito personalizado, atuando sobre os cuidados crônicos e paliativos”, pontua.

A iniciativa contou com o apoio da Arteris, CaptaMed, Cemig, Drogaria Araujo, EMS Farmacêutica, Localiza, Mapre Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Milplan Engenharia, Qualirede, TV Globo, Vacinnar, ValeVallourec e Prefeitura de Belo Horizonte.

Outras empresas e pessoas físicas podem ajudar por meio do IR, doação direta ou voluntariado. Deputados também podem destinar emendas parlamentares à Rede. Mais informações estão disponíveis no site ou pelo telefone (31) 3448-5389.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail