Especial

Design autoral e tecnologia na CASACOR Minas

Michele Alves, do Living Anna Bella, inspirou-se em obras da artista Anna Bella Geiger e criou mesas em formato de cada continente | Crédito: Divulgação Michele Alves
Profissionais que estão no elenco desta 29ª edição abusam da criatividade com foco na sustentabilidade e no uso de inovações voltadas para promover o bem-estar

A 29ª CASACOR Minas Gerais segue até o próximo dia 15 de setembro, no Espaço 356, no bairro Olhos D’Água. O tema proposto para o ano “De presente, o agora” permitiu diversas interpretações acerca da ancestralidade e do legado que deixaremos para as próximas gerações. Por conta disso, os profissionais que integram o elenco desta edição investiram em projetos que abusam da criatividade, com foco na sustentabilidade e no uso de tecnologias voltadas para promover o bem-estar.

Diversos profissionais do elenco trabalharam na criação de peças autorais para compor seus projetos. No Studio Sala, ambiente de Carla Cruz e Phil Pinheiro, todas as peças de mobiliário foram desenvolvidas pelos arquitetos. Cada criação é uma homenagem às raízes dos arquitetos, no interior de Minas Gerais, onde cresceram.

CASACOR
Studio Sala tem todas as peças criadas pelos arquitetos Carla Cruz e Phil Pinheiro e são homenagens às raízes deles, no interior de Minas | Crédito: Divulgação Estudio NY18

Michele Alves, do Living Anna Bella, criou um conjunto de mesas de centro, inspirada nas obras da artista Anna Bella Geiger, homenageada em seu ambiente. Cada mesa possui o formato de um continente, com alturas variadas, simbolizando a importância econômica de cada um no contexto global.

As arquitetas Mariana Borges e Thaysa Godoy assinam a Suíte de Hotel Memorável. Juntas, elas desenharam um painel suspenso em serralheria, que abriga as TVs que atendem o ambiente.

A mesa Pedra foi a criação do escritório Moura Jabour, formado pelos arquitetos Rodrigo Moura e Daniela Jabour. A peça celebra a dualidade e expressa o encontro harmonioso entre o bruto e o etéreo. De um lado, a imponência da pedra natural, o quartzito Maestro Green, se apresenta em sua forma mais pura e intocada. Do outro, o vidro, com sua transparência e leveza, trazendo equilíbrio ao conjunto.

Cynthia Silva, do Origem Minas, desenvolveu a arandela Telha, criada especialmente para o espaço. Cada peça é única e feita com telhas de um restauro de uma casa mineira centenária. A execução ficou a cargo da artesã Simone Oliveira, que faz parte do projeto Origem Minas, do Sebrae.

No quesito tecnologia, um dos destaques é a Cozinha Marble. Com projeto de José Lourenço, Marina Figueiredo e Camila Vilela, da Life Projects, ela foi criada para ser utilizada como um espaço de eventos, apresentando toda a linha de produtos da empresa, especializada na venda e locação de materiais, com criações exclusivas para servir. O ponto alto do espaço, que permanecerá em atividade após a CASACOR Minas, é a interatividade. “O uso da tecnologia no ambiente foi o que norteou todo o projeto. A projeção mapeada na mesa foi pensada para ser protagonista, complementando a cena e imprimindo diferentes configurações aos nossos produtos, proporcionando leituras muito variadas com o mesmo espaço e produtos”, destaca Raquel Guerra, fundadora da Marble Design.

CASACOR
Mesa Pedra é elemento marcante na Sala Piano, criação do escritório Moura Jabour | Crédito: Divulgação Estudio NY18

Outro projeto que surpreende pelo uso da tecnologia é o Lounge Living, de Maria Laura Coelho. Um simples comando altera a iluminação e imprime um clima diferente ao ambiente, que pode funcionar com um living ou como um lounge bar.

Luisa Mano inova com o carpete, que foi aplicado nas paredes e no piso, com desenho da arquiteta em parceria com Pedro Lázaro. A produção das peças ficou a cargo da Conceito Digital.

Mostra 100% Minas: exaltação ao produzido no Estado

Depois de um hiato de cinco anos, a mostra 100% Minas está de volta ao calendário de eventos de Belo Horizonte, reafirmando seu papel na celebração, divulgação e valorização do design feito em Minas Gerais. A mostra integra a programação da CASACOR Minas. A curadoria, assinada por Mônica Boscarino, Joana do Vale e Mary Arantes (Bordados), evidencia a diversidade e a riqueza da produção local, reunindo trabalhos de designers independentes, da indústria, de artesãos, ceramistas, serralheiros e marceneiros que operam de maneira singular. Esta abordagem reflete a amplitude e a profundidade do talento criativo do estado.

CASACOR
No quesito tecnologia, destaque para a Cozinha Marble, que traz projeção mapeada na mesa, que imprime diferentes configurações aos produtos | Crédito: Divulgação Barbara Dutra

A seleção das peças destaca uma pluralidade de matérias-primas e processos produtivos e manifesta uma consciência dos desafios ambientais contemporâneos. Desde o resgate de tradições e saberes ancestrais até a aplicação de técnicas inovadoras, os criativos demonstram uma capacidade notável de transformar materiais em obras de que são ao mesmo tempo funcionais e expressivas.

CASACOR
Arandela Telha, por Cynthia Silva, foi criada para o espaço e cada peça é única, executada pela artesã Simone Oliveira | Crédito: Divulgação Daniela Bueno

Uma das categorias da mostra, que integra a programação da CASACOR Minas, aborda o impacto ambiental e social do design. Nesta seção, as peças expostas não apenas encantam pelo seu valor estético, mas também convidam à reflexão sobre sustentabilidade e atuação com grupos de artesãos e comunidades. A curadoria enfatiza como o design pode ser um agente de mudança, promovendo práticas sustentáveis e contribuindo para o bem-estar das comunidades.

CASACOR
Mostra 100% Minas está de volta e integra programação da CASACOR Minas, valorizando e divulgando o design feito em Minas Gerais | Crédito: Divulgação Jomar Bragança

Reconhecendo a importância de incentivar novas vozes, a 100% Minas dedica uma categoria especial a apresentar o trabalho de profissionais com até cinco anos de carreira. A mostra também presta homenagem aos profissionais já estabelecidos, apresentando trabalhos inéditos que refletem a maturidade e a constante evolução desses criativos. Aqui, o público tem a oportunidade de ver em primeira mão as novas direções e experimentações daqueles que têm sido pilares do design mineiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas