Vila Galé pode ter 2ª unidade em Inhotim
A rede hoteleira Vila Galé chegará a Minas Gerais por um complexo em Ouro Preto, na região Central, mas continua em busca de mais um destino mineiro para abrigar outro empreendimento no Estado.
Em visita a Minas no fim do ano passado, o fundador e presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, se disse encantado não apenas com a cidade histórica, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, mas também com o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na RMBH.
Na próxima semana, mais precisamente no dia 18, Almeida voltará ao Estado, desta vez para anunciar oficialmente a construção de uma nova unidade no distrito de Cachoeira do Campo, localizado a 24 quilômetros de Ouro Preto.
A expectativa é que além dos detalhes do hotel histórico, a ser construído no antigo Colégio Dom Bosco, o executivo também dê pistas sobre a segunda unidade em terras mineiras. Há informações de que, simultaneamente, as negociações para instalação de um resort em Inhotim seguem em curso.
O local também abrigou o Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, que entrou em funcionamento em 1779. Já as Escolas Dom Bosco passaram a funcionar no local em 1896. Com origem colonial, remontam ao que mais impressionou o empresário português, quando de sua visita às ladeiras, casarões e igrejas históricas de Ouro Preto. O contrato entre os salesianos e o Vila Galé foi celebrado no fim de março.
“Ouro Preto é comovente. Uma cidade que, felizmente, não repetiu outras cidades do Brasil e está preservada. Podemos fazer um resort de campo ou a conversão de patrimônios históricos, que é outra paixão da Vila Galé e uma das coisas que me dá mais prazer”, disse à época.
Inhotim poderá abrigar resort
Em Ouro Preto, a intenção é manter o padrão histórico da estrutura, a exemplo de unidades da rede no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Portugal. E não seguindo o padrão de grandes resorts localizados no Nordeste.
Por outro lado, Inhotim poderá abrigar um resort. A possibilidade surgiu em 2021, quando do 20º aniversário da Vila Galé no Brasil. Representantes do governo mineiro chegaram a ter reuniões com os executivos da rede portuguesa, que confirmou avaliar a possibilidade.
Ao visitar Inhotim – um dos maiores museus de arte contemporânea ao ar livre no mundo -, Almeida disse ter todas suas expectativas superadas.
“Um projeto de grande qualidade, que deve ser orgulho dos mineiros e de todos os brasileiros. É um patrimônio nacional, com toda sua botânica, arquitetura moderna e contemporânea. Além disso, proporciona muitas experiências. Ficamos encantados, mas naquele lugar falta um hotel”, resumiu.
Atualmente, a rede possui dez hotéis no Brasil. São elas: Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas.
Ouça a rádio de Minas