Minas “enche os olhos” da rede Vila Galé

Se Inhotim superou todas as expectativas da comitiva, as surpresas foram crescentes quando chegou a Ouro Preto

2 de dezembro de 2022 às 0h30

img
Crédito: Divulgação

Um resort de campo no Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ou um hotel histórico em meio às ladeiras da centenária Ouro Preto, na região Central do Estado. Ou os dois. Fato é que a rede de hotéis Vila Galé, maior rede de resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal, vai mesmo investir em Minas Gerais.

O fundador e presidente da rede, Jorge Rebelo de Almeida, cumpriu intensa agenda pelo Estado, visitando áreas potenciais e ficou encantado com as possibilidades encontradas em ambas as cidades. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, confidenciou que Inhotim superou todas as expectativas, mas que as surpresas foram crescentes quando chegou a Ouro Preto.

“Os clientes de Minas são muito importantes para a rede Vila Galé e alguns sempre me perguntavam quando teríamos um Vila Galé em Minas Gerais. Vim olhar as possibilidades de fazer aqui um ou dois empreendimentos. Fomos muito bem recebidos em Inhotim e em Ouro Preto. Visitamos várias áreas e vamos avaliar o que vamos fazer. Podemos fazer um resort de campo ou a conversão de patrimônios históricos, que é uma outra paixão da Vila Galé e uma das coisas que me dá mais prazer”, afirmou.

O empresário não revelou o montante a ser investido, mas vale dizer que o último hotel do grupo inaugurado no Brasil, o Vila Galé Alagoas, recebeu investimentos de R$ 150 milhões e gerou 350 postos de trabalho.

“Visitamos muitas áreas e são tantas informações, que teremos que analisá-las. Não sou de anunciar sem ter coisas concretas, senão, estaria apenas especulando. Em Inhotim poderíamos ter um hotel de padrão elevado, que na nossa marca se chama Vila Galé Collection. Em Ouro Preto ficaram abertas muitas possibilidades que poderemos, com muito prazer, ajudar a recuperá-los”, detalhou.

Já durante o coquetel para empresários, políticos, agentes de viagem, personalidades e jornalistas, Almeida revelou que quando a rede chegou ao Brasil, no início dos anos 2000, a ideia não era ter tantas operações, mas cresceu. Tanto que, hoje, são nove hotéis: Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis e São Paulo.

O presidente da Vila Galé ressaltou que a rede é especializada no sistema all inclusive e isso é que “tem feito a alegria dos principais clientes: famílias com crianças”. E argumentou que turismo e cultura precisam andar de mãos dadas.

“Não adianta fazer turismo sem ter preocupação ambiental e cultural. O Brasil não tem que copiar modelos de outros países, tem que ter seu próprio jeito de fazer. Precisa trabalhar a questão do transporte aéreo, a segurança das pessoas e a segurança jurídica. Enquanto, nós (investidores) temos que nos preocupar em trazer mais turistas estrangeiros, que possam proporcionar maior desenvolvimento a esse País mais do que qualquer outra atividade agrária ou industrial”, avaliou.

Por fim, destacou o que mais chamou sua atenção nos dois destinos que podem receber as unidades Vila Galé. “Ouro Preto é comovente. Uma cidade que, felizmente, não repetiu outras cidades do Brasil e está preservada. Já Inhotim superou todas as minhas expectativas. Um projeto de grande qualidade, que deve ser orgulho dos mineiros e de todos os brasileiros, porque é um patrimônio nacional, com toda sua botânica, arquitetura moderna e contemporânea, além de muitas experiências que proporciona. Ficamos encantados, mas naquele lugar falta um hotel”, resumiu.

Confira trecho da entrevista exclusiva fundador e presidente da rede Vila Galé

Representantes do Estado prestigiam Vila Galé

Presente no evento, o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, disse que o anúncio da intenção da Vila Galé de investir no Estado chega em um momento de crescimento do turismo mineiro. Ele ressaltou que o desafio é, justamente, elevar os destinos e o aparato turístico do Estado para outro patamar. “Esse tipo de iniciativa auxilia neste processo”, falou.

O vice-governador eleito, Mateus Simões (Novo), atual titular da Secretaria Geral do Estado, também prestigiou o coquetel e reforçou o potencial dos destinos visitados pela equipe da rede portuguesa. “Essa vinda da Vila Galé para olhar esses espaços, mostrando sua disposição para investir, abre uma fronteira de que Minas pode voltar a ser um destino como foi há 300 anos, quando as pessoas vieram para cá para fazer a América e para construir seus patrimônios. Agora vão vir aqui pra ver o que que aconteceu. Por isso, estamos tão animados por parte do Estado”, afirmou.

Em relação à infraestrutura e incentivos para a atração de empreendimentos de turismo, o secretário citou algumas iniciativas do Estado, que vão também beneficiar o setor. São eles: o acordo com a Vale para reparação do rompimento da Barragem em Brumadinho, que conforme Simões, implicará em parte relevante da infraestrutura necessária para a cidade que abriga o Inhotim. E também o Rodoanel Metropolitano, que, ele lembrou, já está licitado e cujas obras devem começar em breve e que também proporcionará uma boa condição de acesso a Ouro Preto.

“Sempre temos como avançar na infraestrutura, porque Minas ainda é um Estado em que, especialmente, a circulação é comprometida pela qualidade das nossas estradas. Mas existem oportunidades que já estão bem consolidadas e para além da região Central, por onde a Vila Galé se interessou. No Sul do Estado, por exemplo, o turismo já se desenvolveu, aproveitando a proximidade com São Paulo, e onde a infraestrutura já é melhor. Ou seja, temos desafios, mas eles não são impeditivos para que os investimentos já comecem”, avaliou.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail