Com app, cooperativas e produtores parceiros podem gerenciar melhor sua produção - Crédito: Nacho Doce /Reuters

Em busca da melhor eficiência e qualidade do leite, a Embaré, indústria mineira de laticínios e caramelos, lançou um aplicativo direcionado ao gerenciamento da produção para os fornecedores de leite.

Com a ferramenta, os pecuaristas têm acesso rápido aos dados sobre entrega, qualidade e preços do leite. A informação completa e entregue de forma ágil é considerada fundamental para os controles da produção e um importante modo de identificação de problemas e correção dos mesmos.

O aplicativo é gratuito e exclusivo para os parceiros da empresa. Chamado Embaré Fomento, a ferramenta oferece ao produtor a comodidade de ter as informações da folha de leite, na palma da mão, com agilidade e transparência. A tecnologia poderá ser usada pelos 1,35 mil fornecedores e 13 cooperativas parceiras.

De acordo com o gerente de captação e fomento da Embaré, Yago Sartori Galoti da Silveira, os fornecedores de leite poderão tomar decisões rápidas assim que uma informação chegar ao celular. Um exemplo é alguma alteração no resultado da qualidade do leite.

“Sem o aplicativo, ao entregar o leite, o produtor recebe o relatório impresso em papel, o que não é funcional e pode ser perdido. Desenvolvemos o aplicativo para substituir o papel e garantir a entrega dos dados aos produtores. A partir do uso, o produtor consegue acessar dados sobre o volume de produção e de qualidade do leite quando quiser”, explica.

Com o acesso aos dados mais garantido, a principal vantagem é que o pecuarista conseguirá acompanhar a evolução e os problemas registrados na produção rapidamente, o que torna mais ágil a busca por soluções, causando menos impactos negativos.

Além das informações de produção e qualidade, pelo app o produtor tem acesso à folha de pagamento com mais agilidade. Ao saber o valor, é possível planejar ações estratégicas em relação ao volume de leite.

“O produtor, com o aplicativo, acessa o valor que irá receber assim que a empresa gera a folha de pagamento. São informações de precificação e de volume do leite. Antes, eram necessários, pelo menos, 15 dias”, afirma.

Fácil manuseio – O aplicativo é fácil de manusear e de acompanhar as informações. De acordo com Silveira, a ferramenta foi desenvolvida para atender a todos os produtores que fornecem leite para a Embaré, incluindo desde os pequenos até os grandes. Lançado em dezembro de 2019, o retorno tem sido positivo.

O uso do aplicativo tem registrado um crescimento gradual. A empresa também está ensinando e explicando o funcionamento para os pecuaristas. Cerca de 200 produtores já utilizam o app. Alguns desafios ainda precisam ser superados, como a falta de sinal de internet nas fazendas, por exemplo.

Novas funcionalidades da ferramenta estão sendo desenvolvidas para 2020, e o objetivo é aprimorar cada vez mais o aplicativo a partir da experiência do usuário.

“Sempre trabalhamos em busca da redução do custo de produção. Uma das atualizações do aplicativo, prevista para este ano, é a inclusão de uma ferramenta para compra de insumos a preços mais acessíveis”, explicou Silveira.