Aperto monetário nos EUA pressiona ativos no Brasil

20 de abril de 2022 às 0h25

img
Efeito do ciclo incerto de aperto monetário nos EUA exerce pressão negativa na bolsa brasileira | Crédito: REUTERS/Rahel Patrasso

São Paulo – O “incerto” ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos começa a mostrar seu efeito “convencional” nos mercados brasileiros, aumentando a pressão sobre os ativos locais, avaliou a Rio Bravo, notando desvalorização do real e queda do Ibovespa após uma sequência positiva e destacando que localmente a inflação deverá ser o “grande tema”.

O Ibovespa cai 5,8% desde os picos acima de 121 mil pontos alcançados em 5 de abril. Nessa mesma data, o dólar à vista rompeu o piso de R$ 4,60, mas desde então retomou fôlego e se valoriza perto de 2% no período, marcado lá fora pelo endurecimento da tônica do banco central norte-americano contra uma inflação nas máximas em 40 anos.

Mesmo enquanto o Fed já discutia elevar os juros, os mercados domésticos chegaram a mostrar força, apoiados na escalada das commodities na esteira da guerra na Ucrânia.

“Os apertos monetários no exterior começaram a fazer mais efeito aqui, principalmente o Fed”, disse a Rio Bravo em texto de análise de cenário.

“O efeito neste ciclo incerto da política monetária americana parece estar tomando a sua forma convencional: como uma pressão negativa para a situação doméstica. Dito isso, é preciso olhar atentamente para os próximos passos do Fed”, completou.

Sobre os temas mais locais, a Rio Bravo apontou que a inflação tem surpreendido para cima, o que leva os economistas da casa a crer que o ciclo de aperto monetário por aqui terminará apenas em junho com a Selic em 13,25%, ante taxa atual de 11,75%.

A atividade econômica tem mostrado quadro “mais confortável” que o antecipado, mas os economistas fazem ressalvas:

“Mesmo com a economia melhor do que o previsto, continuamos a acreditar em uma desaceleração nos próximos meses, causada especialmente pelos dados ruins da renda, que seguem se deteriorando com a alta inflação.”

A situação fiscal, descrita pelos economistas da Rio Bravo como “confortável”, ainda esbarra em riscos de populismo no horizonte que não se dissiparam e tem pela frente maior pressão por reajustes salariais do funcionalismo.

Atenção ao exterior

No geral, a guerra e os apertos monetários ainda se colocam como as principais pressões externas para a economia brasileira, disse a Rio Bravo.

“Dessa forma, o mercado nacional deve se manter atento aos desenvolvimentos dessas questões no exterior. Das idiossincrasias internas, eleições devem aos poucos ganhar força no debate, dividindo, assim, as atenções do mercado com o cenário fiscal brasileiro. O grande tema, entretanto, deve ser a inflação, com o mercado esperando sinais de desaceleração dos preços.”

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail