Banco Central autoriza U4C a realizar operações diretas no Pix

A fintech mineira U4C acaba de receber a autorização do Banco Central (BC) para operar de forma direta no Pix. A mudança já está valendo desde o dia 8 deste mês. A companhia atuava apenas de forma indireta desde novembro de 2020.
Com a medida, a partir de agora, a U4C poderá liquidar diretamente todas as suas transações de pagamento Pix, sem precisar de intermediários. Ela ainda está autorizada a intermediar os pagamentos das outras mais de 700 empresas que possuem apenas a permissão de operar de forma indireta com o Pix.
Dessa forma, a fintech passa a fazer parte de um seleto grupo de 162 companhias com essa autorização do Banco Central, sendo a primeira entre as instituições de pagamento de Belo Horizonte.
Para o CEO da U4C, Túlio Iannini, essa conquista é resultado de uma longa jornada de trabalho realizada com excelência. Ele lembra que a empresa é uma das poucas fintechs autorizadas pelo Banco Central a trabalhar com o Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP).
Ela está entre as 21 companhias ITPs com essa permissão. Os demais participantes diretos estão nas modalidades de Banco Comercial, Banco Múltiplo, Governo, Cooperativas de Crédito e Sociedades de Créditos.
“Nós temos essa autorização desde setembro de 2022, e agora mais essa conquista. Isso nos deixa ainda mais energizados e orgulhosos do trabalho que estamos prestando para nossos clientes e para o mercado”, declara.
Com a autorização, os clientes que instalam seus bancos digitais e outras que operam com Pix (BaaS), terão na U4C uma plataforma ainda mais segura e com alta performance, já que toda a operação passa a ser feita diretamente pela fintech. Os mercados em geral que operam recebimentos por meio de Pix, como comércio eletrônico e gambling passam a ser beneficiados com a inclusão da U4C como participante direto.
A primeira ação da U4C como participante direta do Pix foi usar a ferramenta para fazer uma doação simbólica para a associação Banho de Amor, que atua com apoio assistencial para pessoas em situação de rua.
Sobre a U4C
A U4C é uma fintech fundada na capital mineira, em 2018, que oferece a plataforma completa para criação de bancos digitais white label, especializada em soluções Pix para empresas, desenvolvedores de softwares e fintechs.
É uma instituição de pagamentos autorizada pelo Banco Central, participante direta do Pix, sendo também uma das primeiras companhias do Brasil autorizadas a operar com o (ITP) Iniciador de Transação de Pagamento. Em 2023 a companhia foi certificada pela Great Place to Work (GPTW) como uma Excelente Empresa para Trabalhar.
Ouça a rádio de Minas