Finanças

Banco Mercantil registra lucro líquido de R$ 201 milhões no terceiro trimestre; veja balanço

A base de clientes da instituição financeira apresentou um crescimento anual de 14%
Banco Mercantil registra lucro líquido de R$ 201 milhões no terceiro trimestre; veja balanço
Foto: Banco Mercantil / Divulgação

O Banco Mercantil registrou lucro líquido de R$ 201 milhões no terceiro trimestre de 2024, com crescimento anual de 97% em relação ao ano anterior. Este foi o melhor desempenho da instituição mineira em um trimestre.

Com um retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE, sigla em inglês) de 41,1%, a empresa consolida uma sequência positiva de resultados históricos desde o quarto trimestre de 2022.

Além disso, segundo informações do próprio banco, divulgadas nesta quarta-feira (6), a maioria (68%) das operações de crédito já são realizadas por canais digitais. Esse resultado é reflexo dos investimentos anuais, realizados pela instituição, na ordem de R$ 150 milhões, voltados para tecnologia.

Atualmente, a base de clientes do Banco Mercantil alcançou 8,7 milhões de pessoas, representando um aumento anual de 14%, com alta adesão ao aplicativo no processo de abertura de contas do banco.

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Outro resultado positivo registrado pela instituição financeira com foco no público 50+ foi o crescimento expressivo da carteira de crédito ao longo do terceiro trimestre do ano, atingindo R$ 16,5 bilhões no acumulado do ano e um aumento de 24% em relação a 2023.

De acordo com a empresa, esse resultado reforça o ganho de participação de mercado da instituição, principalmente em ativos de alta qualidade, como o crédito consignado.

O CEO do Banco Mercantil, Gustavo Araújo, destaca que esse lucro e o bom desempenho apresentado pela empresa no período reflete a dedicação da companhia mineira para transformar a maneira como os clientes interagem com o banco, investindo em tecnologia e focando na necessidade das pessoas.

“Estamos constantemente aprimorando processos e produtos para criar valor no longo prazo e garantir que a solidez financeira do Banco Mercantil, somada à melhor experiência em atendimento, resulte em benefícios para toda a base de clientes e para o mercado”, disse.

Queda na inadimplência

A instituição também apontou para a queda de 1,1 ponto percentual (p.p.) na taxa de inadimplência acima de 90 dias, frente ao que foi observado no terceiro trimestre do ano passado. Esse declínio permitiu que o indicador encerrasse o período abaixo da média de mercado, registrando 1,9%, melhorando a qualidade da carteira de crédito.

As receitas com origem na prestação de serviços, que incluem cartões, seguros e assistências, entre outras opções, apresentaram crescimento anual de 15%, fechando o terceiro trimestre de 2024 com um montante de R$ 176 milhões. No entanto, seguros e assistências continuam como os principais responsáveis, respondendo por 62,3% dessa receita.

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Foto: Divulgação Banco Mercantil

Em termos de solidez financeira, o índice de Basileia fechou o período entre os meses de julho e setembro deste ano em 16,8%. Isso representa um aumento de 0,5 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado.

Estes números reforçam o bom momento da empresa, com bases sólidas e sustentáveis. Isto se traduz, por exemplo, na elevação do rating; em junho deste ano, a S&P Global Ratings atribuiu nota AA- ao Banco Mercantil e, em agosto, foi a vez da Fitch Ratings conceder um duplo upgrade a empresa mineira, elevando a nota para A+.

Expansão do Banco Mercantil

Atualmente o banco possui 308 unidades no Brasil, mas planeja abrir mais sete pontos de atendimento no País até o final deste ano. Isso faz parte do plano de expansão da atuação geográfica da instituição, que já contou com a inauguração de 18 novas unidades em 12 estados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Além disso, recentemente, o Banco Mercantil conquistou uma posição de destaque no recente leilão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), obtendo o segundo lugar na escolha dos bancos que operarão a folha de pagamento de aposentados entre 2025 e 2029. A empresa avalia a estratégia focada nas redes de agências como uma vantagem competitiva em relação a outros players que não possuem essa estrutura.

Para o CFO do Banco Mercantil, Paulino Rodrigues, o mercado tem dado sinais claros de que a instituição está no caminho certo e ainda pontua que o foco em inovação e diversificação também tem gerado resultados consistentes.

“Temos investido em um mix estratégico de produtos e serviços projetados para atender às demandas específicas do nosso público. E esse compromisso se reflete tanto no nosso desempenho financeiro, com resultados recordes trimestrais desde o final de 2022, quanto no recente upgrade de rating, o que reforça nossa solidez e rentabilidade”, completa.

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