Brasileiros investem mais durante a pandemia de Covid-19

18 de março de 2021 às 0h15

img
Crédito: Pixabay

Diante tantas mudanças que aconteceram em 2020, muitos hábitos dos brasileiros se transformaram, sejam na limpeza, higiene, consumo e até mesmo nas finanças. Com momentos de incertezas provocados pela pandemia de Covid-19, os hábitos financeiros tiveram que ser repensados para novas estratégias de como cuidar e aplicar o dinheiro.

Pesquisa realizada pela NZN Intelligence mostra, por exemplo, que os brasileiros decidiram apostar em investimentos no decorrer do ano passado, hábito ainda pouco explorado no País. Conforme o levantamento, 80% dos entrevistados começaram algum tipo de investimento em 2020.

Com o cenário de investimento em ascensão, o fator da pandemia foi decisivo para a iniciativa. Segundo o Intelligence, 34% das pessoas consultadas afirmaram que o cenário favorável foi o principal fator para a decisão, enquanto 30% apontaram o consumo de conteúdo relacionado a investimentos como principal motivo.

“O aumento no consumo de conteúdo foi nítido durante o isolamento social. As pessoas criaram o hábito de pesquisar mais determinados assuntos, e o investimento foi um deles”, avalia o CFO da NZN, conta Alexandre Carvalho.

A pesquisa revelou também que 28% dos entrevistados começaram a investir pela oportunidade de renda extra e segurança. “Mais um dado que revela que a procura por informações e estudos aplicados durante a pandemia manifestou um novo pensamento na população, a busca por renda extra por meio de investimentos”, explicou Carvalho.

Entre os outros motivos que os levaram as pessoas a investir durante a crise sanitária, o cenário favorável para investimento foi indicado por 34.6% dos consultados e por terem mais tempo disponível em casa por outros 31.3%.

Perfil – Apesar da tendência de entrada no mercado financeiro entre os brasileiros, é necessário saber onde e quanto investir. Dessa maneira, pesquisas e estudos sobre o tema são fundamentais para garantir sucesso na jornada.

Conforme o estudo, 44% das pessoas começaram a investir na Bolsa de Valores, 30.4% em CDI e/ou CDB e 23% no Tesouro Direto. Já 18.9% investiram na poupança.

“Os brasileiros começaram a enxergar que existe muito mais do que a poupança para investir seu dinheiro, até mesmo outros meios que apresentam retorno financeiro mais vantajoso. Entretanto, a modalidade ainda é muito aplicada por ser a opção mais ‘tradicional’”, avalia o executivo.

Ainda de acordo com a pesquisa, 23% dos entrevistados não investiram durante a pandemia, mas pretendem fazê-lo após esse período, 37% devem aplicar na Bolsa de Valores e 33%, em CDI ou CDB.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail