Fintech Jota lança aplicativo de serviços financeiros em Minas Gerais

Com o intuito de ser um facilitador financeiro para pequenas e médias empresas, a Jota, uma plataforma gratuita de serviços financeiros fundada por um ex-executivo da PagSeguro, foi lançada recentemente em Minas Gerais. A plataforma utiliza inteligência artificial (IA) e o WhatsApp para automatizar pagamentos e gerenciamento de dados.
Com o Jota, os usuários podem realizar transferências Pix via QR Code, áudio e mensagens de texto, para um ou vários contatos, de forma rápida e fácil. Além disso, a plataforma elimina a necessidade de aplicativos bancários tradicionais.
De acordo com o fundador e CEO da Jota, Davi Holanda, a plataforma tem o objetivo de simplificar a gestão financeira para empreendedores e pequenas empresas. “Enxergamos uma oportunidade clara de criar uma plataforma que simplifique a gestão e as operações financeiras para empreendedores”, disse.
O lançamento da ferramenta ocorre em um momento em que Minas Gerais registrou um aumento no número de novos negócios em 2024, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com mais de 436.794 novas empresas abertas, o Estado ficou atrás apenas de São Paulo.

Ampliação de serviços financeiros
A Jota também anunciou recentemente a conclusão de sua rodada de investimento Seed, que arrecadou cerca de US$ 8,9 milhões, liderada pela Maya Capital, com participação de várias instituições de serviços financeiros.
O investimento será utilizado para ampliar a plataforma e aumentar sua base de clientes. “O Jota resolve um desafio crítico, que é a má gestão financeira, no mercado de PMEs, que movimenta bilhões de reais. Isso representa uma oportunidade enorme, e a Jota está perfeitamente posicionada para aproveitá-la”, disse uma das fundadoras da Maya Capital, Monica Saggioro.
Na plataforma, os usuários podem abrir contas pessoa física e jurídica em menos de três minutos, e podem realizar os seguintes serviços financeiros:
- pagamentos instantâneos,
- transferências,
- gerenciar finanças por meio de extratos,
- receber insights sobre as operações.
Ainda de acordo com o CEO da Jota, Davi Holanda, o feedback dos usuários tem sido extremamente positivo, com muitos relatando economias significativas de tempo e dinheiro.
“Com esta nova rodada de investimento, estamos comprometidos em fortalecer nossas equipes de tecnologia, growth e marketing para construir uma marca reconhecida em todo o Brasil, um produto que realmente beneficie os empreendedores e impulsione a expansão da base de clientes”, conclui.
Ouça a rádio de Minas