Finanças

Índice fica praticamente estável na 2ª prévia de maio com queda em preços do varejo

Índice fica praticamente estável na 2ª prévia de maio com queda em preços do varejo
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São Paulo – Os preços no varejo passaram a cair e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) ficou praticamente estável na segunda prévia de maio, registrando variação positiva de 0,01% depois de ter subido 1,0% no mesmo período do mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) ontem.

Os dados mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, reduziu a alta a 0,18%, contra avanço de 1,36% na segunda prévia de abril.

Dentro do IPA, o grupo Bens Finais aprofundou a queda a 0,33% na segunda leitura de maio, ante variação negativa de 0,02% no mês anterior, depois que os preços dos alimentos in natura passaram de alta de 8,18% para perda de 0,90%.

Para o consumidor a pressão diminuiu em maio, já que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, passou a cair 0,59% no período, contra alta de 0,28% no mês anterior.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Gasolina – A principal colaboração para esse resultado veio do grupo Transportes, que aprofundou o recuo de 1,04% para 2,74% em maio diante da retração de 8,93% nos preços da gasolina.

“A queda de braço entre os preços dos alimentos e dos combustíveis segue influenciando o resultado do IGP”, disse em nota André Braz, coordenador dos índices de Preços da FGV. “Os aumentos autorizados nas refinarias devem contribuir para a aceleração do IGP-M até o final do mês”, completou.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,21% na segunda prévia de maio, depois de alta de 0,22% em abril.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas