Finanças

Renda variável pode ser interessante a investimentos de longo prazo

Cenário é de volatilidade em função de fatores como a guerra na Ucrânia
Renda variável pode ser interessante a investimentos de longo prazo
Crédito: Amanda Perobelli/Reuters

Diante de um cenário desafiador no Brasil e no mundo, em função da guerra entre Ucrânia e Rússia, alta da inflação e dos juros, e lockdown na China, investir em renda variável pode ser interessante a médio e longo prazos. Com a instabilidade, investimentos baseados em múltiplos fundamentalistas – instrumento útil para entender se o valor de uma ação é justo ou caro no momento – podem gerar boas oportunidades.

Com um cenário desafiador no mercado internacional e no Brasil, em abril, o desempenho do Ibovespa foi negativo, encerrando com retração de 10,1%. O resultado rompeu o movimento de alta visto nos últimos quatro meses. Além disso, foi o menor desempenho no acumulado do mês desde março de 2020, quando começou a pandemia da Covid-19. Entretanto, no ano, a valorização foi mantida e encerrou o primeiro quadrimestre com alta de 2,91%.

De acordo com o analista da Terra Investimentos,  Régis Chinchila, as perspectivas para maio são cautelosas já que o cenário no Brasil continua desafiador. 

“O cenário no Brasil continua desafiador, ainda por questões de inflação x crescimento, aumento de juros com a política monetária vigente e eleições à frente ainda mostrando uma polarização. Evidente que também sentimos os reflexos da inflação global, guerra na Ucrânia e restrições da China”, disse.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além disso, o mercado também sofre os impactos dos reflexos da inflação global, guerra na Ucrânia e restrições da China. “Para o investidor de renda variável acreditamos que commodities, varejo e infraestrutura de maneira geral dependem de uma melhora na perspectiva de crescimento da economia real, mas acredito que por  múltiplos fundamentalistas existam oportunidades de médio prazo interessantes”.

Ainda conforme Chinchila, para maio, a carteira recomendada pela Terra Investimentos inclui as empresas Gerdau, Iguatemi Unit, Lojas Renner, Petrorio, Ultrapar, Vale, Eletrobras, Weg ON, Cosan e Americanas.

De acordo com o sócio-diretor da Belo Investment Research, Paulino Oliveira, a conjuntura atual é muito incerta devido à aceleração da inflação no Brasil e no mundo, a guerra entre Ucrânia e Rússia – que afeta uma série de commodities – e tem também a alta dos juros e a demora para que a política monetária adotada mostre efeitos. Por isso, há uma maior tendência de investimentos na renda fixa, mas, a renda variável pode trazer resultados, caso as análises para os investimentos sejam bem criteriosas. 

Diante do cenário, a indicação é que os investidores analisem bem a situação do mercado antes de escolher as ações. Entre os setores que podem gerar resultados positivos com a alta dos juros, Oliveira destaca os bancos, o financeiro e até mesmo a B3. 

Em relação ao minério de ferro, empresas também podem ser beneficiadas, porém, é preciso avaliar como andará o lockdown na China e como será a demanda do país asiático. “Pensando no longo prazo, a tendência para o minério de ferro é positiva. Existe um déficit habitacional na China e na Índia, o que vai demandar minério e aço. Por isso, ações de empresas do setor de mineração e siderurgia podem gerar ganhos”.

No que se refere às commodities, a tendência é de bons resultados para as empresas agrícolas, já que a guerra entre Rússia e Ucrânia está se prolongando além do esperado e gerando aumento dos preços de vários itens, como o trigo, por exemplo.  

Infraestrutura e varejo

Setores de infraestrutura e varejo precisam ser bem avaliados, uma vez que a alta da inflação e dos juros interferem nos setores. Segundo Oliveira, no caso do varejo, apesar da reabertura do setor com o controle da pandemia e a retomada de uma rotina mais normal, a queda do poder de compras e o e-commerce podem interferir de forma negativa. Por isso, é essencial avaliar bem as empresas.  

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas