Finanças

Não ficou satisfeito com sua restituição do IR em 2025? Saiba como aumentá-la em 2026

Contribuintes já têm recebido o valor da restituição do valor declarado em 2025
Não ficou satisfeito com sua restituição do IR em 2025? Saiba como aumentá-la em 2026
Crédito: Adobe Stock

A tão esperada restituição do Imposto de Renda (IR) pode passar da expectativa para a decepção. Não é raro que contribuintes se frustrem com o valor a ser recebido. Se esse é o seu caso, saiba que o planejamento é fundamental para evitar que isso ocorra novamente no ano que vem. Quem quer aumentar sua restituição em 2026 precisa começar a se planejar ainda em 2025.

Neste ano, a Receita Federal recebeu 43.344.108 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), até as 23h59 de 30 de maio, data-limite para envio. Em relação às restituições, foi observado o seguinte cenário:

  • 56,4% resultaram em imposto a restituir;
  • 22,2% com imposto a pagar;
  • 21,2% sem imposto a pagar ou restituir.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Seis ações para aumentar restituição em 2025

Diretor tributário da Confirp Contabilidade, Welinton Mota destaca que o contribuinte precisa adotar uma estratégia ao longo de 2025, já visando o ano que vem.

Os seguintes passos fazem parte desse planejamento:

Antecedência no preenchimento

Organização é essencial para garantir uma restituição maior. Durante todo o ano, separe e organize documentos necessários, como notas e recibos de serviços realizados. Antecipar o preenchimento da declaração permite uma análise mais detalhada e evita erros que podem levar à malha fina.

Previdência Privada

Investir em previdência privada pode ser vantajoso. No modelo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), é possível deduzir até 12% do valor tributável total, antes de qualquer dedução.

Guardar documentos de saúde, educação e pensão

Despesas médicas, odontológicas, educacionais e pensões alimentícias judiciais são dedutíveis. Guarde todos os comprovantes adequadamente e de acordo com a realidade, uma vez que a Receita Federal está intensificando o cruzamento de informações para detectar irregularidades.

Doações

Realizar doações pode reduzir o valor devido ao governo e beneficiar a sociedade. Essa opção é válida apenas para quem faz a declaração completa. Também é preciso observar os limites do imposto devido, incluindo doações aos fundos de direitos da criança e do adolescente, idosos e patrocínios para projetos culturais, artísticos e audiovisuais.

Atenção aos dependentes

Despesas com assistência médica de dependentes, como pais, podem ser abatidas. Avalie se a inclusão de dependentes é vantajosa, pois os rendimentos deles serão somados aos seus e podem aumentar sua faixa de tributação.

Livro-caixa

Profissionais autônomos podem deduzir integralmente despesas essenciais para o trabalho, como aluguel, luz, telefone e material de escritório, através do livro-caixa. Mantenha um registro detalhado dessas despesas ao longo do ano para maximizar as deduções.

Colaborador

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas