Transações via Pix têm alta de 738% nas últimas semanas do ano passado

As vendas no varejo tiveram um aumento de 738% nas transações via Pix nas últimas semanas de 2023 na comparação ao mesmo período de 2022, segundo dados do Giro Varejo, relatório que analisa a movimentação do comércio durante as principais datas comemorativas do ano.
O levantamento é elaborado pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com o Instituto Propague, que é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no País.
No mesmo período, o volume do total transacionado apresentou crescimento de 852%.
Superando a variação do crescimento do débito, os pagamentos em Pix foram responsáveis por um aumento de 247% no faturamento do varejo físico durante o dia 31 de dezembro passado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No dia 29 do último me de 2023, ocorreu o maior faturamento em valor transacionado entre as três principais modalidades de pagamento: crédito, débito e Pix.
“Mesmo com a permanência do crédito como principal escolha na hora das compras, o brasileiro vem modificando seus hábitos e a preferência pelo Pix vem crescendo cada vez mais, muitas vezes, incentivada pelos próprios comerciantes, que buscam estimular o método de pagamento”, observa a pesquisadora do Instituto Propague, Amanda Stelitano.
Metodologia – O relatório Giro Varejo tem como base os dados de clientes da Linx e analisa diversos setores, como postos, mercado de proximidade, moda, meios de pagamento e calçados.
Ouça a rádio de Minas